O conceito governança de dados diz respeito aos processos que envolvem a definição de políticas relacionadas ao armazenamento, processamento, análise e compartilhamento dos dados, com os quais uma organização trabalha, gera ou que por ela fluem. Essa estratégia deve estar bem definida e apoiada tecnologicamente para garantir a eficiência e segurança.
O suporte tecnológico adequado é essencial para que a governança de dados atinja seus objetivos. Um exemplo dessa dinâmica é a plataforma que a Axway desenvolveu junto com o banco BNP Paribas, batizada de BR Connect.
A solução foi criada para o serviço de Cash Management da empresa, em que diversos clientes da instituição bancária controlam fluxos de pagamentos. Essa tecnologia, além de solucionar desafios como a necessidade de “tradução” dos arquivos digitais em diferentes padrões dos clientes, contribuiu para uma governança de dados eficiente.
Por meio dessa plataforma, de forma prática, o banco pode monitorar o fluxo de envio de arquivos de pagamento e recebimentos de clientes, melhorando a gestão, o controle e garantindo a qualidade do processamento.
Com o BR Connect, o banco pode entender melhor o comportamento dos clientes, aprimorando o atendimento e detectando necessidades. Ou seja, a solução permite visibilidade total das informações, no âmbito técnico e de negócios, do início ao fim do processo.
A capacidade de leitura de arquivos em diferentes padrões, proporcionada pela plataforma, deve melhorar o tempo de onboarding de novos clientes – que não precisarão de adequações tecnológicas para ingressar no BNP Paribas. Desta forma, há a expectativa de mais clientes e, consequentemente, também uma previsão de maior fluxo de dados.
É nesse contexto que essa gestão das informações será ainda mais importante para o banco. Afinal de contas, de forma eficiente e segura esperamos proporcionar uma boa governança de dados, para que nossos clientes alcancem todo o seu potencial.
Desta forma, as empresas devem investir em transformação digital para que a governança seja implementada e usada de forma estratégica para alcançar os objetivos da organização.
Este artigo foi escrito por Luis Franco e publicado originalmente em Prensa.li.