Qualquer pessoa que possua um cartão de crédito ou de débito já entrou em contato com os chamados credenciadores. Estas empresas, também chamadas de adquirentes, são as responsáveis por fornecer os terminais de pagamento, ou seja, as tão conhecidas “maquininhas de cartão”.
Uma empresa que fornece terminais de pagamento pode ter controle, por exemplo, sobre quais lojas e comércios possuem o seu produto.
Tendo em vista a importância desses atores para o ecossistema de vendas, a Elo produziu uma API de cadastro de estabelecimento comercial. É um serviço disponibilizado para que esses credenciadores possam cadastrar estabelecimentos comerciais, pontos de venda e domicílios bancários.
Porém, o papel da credenciadora vai muito além de simplesmente fornecer o terminal de pagamento. Ela atua como ponto de contato entre a loja, o emissor do cartão – como Banco do Brasil, Caixa e Bradesco – e a bandeira – como a Elo.
A API da Elo é quem cria a ponte entre os credenciadores e um comércio, como por exemplo uma loja de roupas. A loja contrata a empresa que comercializa terminais de pagamento em cartão quando deseja ter a bandeira Elo no seu estabelecimento.
Assim que a credenciadora aceitar a Elo em seu terminal de pagamento, poderá fazer uso da API de cadastro de estabelecimento comercial para facilitar as operações e ter controle de qualquer tipo ou forma de transação.
Esta API disponibiliza e facilita operações de cadastro, alteração, migração e eliminação de forma simples, segura e com alta disponibilidade, dando ao credenciador mais agilidade e independência. Além disso, ela também oferece um serviço para migração de um ponto de venda entre estabelecimentos comerciais.
O processo fica muito mais simples e rápido, pois a API substitui os processos batch de troca de arquivos, que podem ter falhas em seu processamento ou ainda não possuir a alta disponibilidade de uma API.
Quer saber mais? Confira o blog da Elo e descubra mais facilidades que esta API pode proporcionar.
Este artigo foi escrito por Henry Kimura e publicado originalmente em Prensa.li.