10 dicas definitivas para se tornar um leitor
Você tem vontade de começar a ler, mas tem dificuldade em se concentrar ou sempre abandona a leitura pela metade? Neste conteúdo vamos te ajudar a quebrar esse bloqueio e criar o hábito de ler de uma vez por todas! É só continuar acompanhando.
Ler é uma atividade com poucos estímulos visuais, que demanda uma certa concentração. Além de claro, um certo domínio da linguagem. Mas não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, quanto mais se lê, mais fácil se torna a leitura.
Se você não tem o costume de ler grandes volumes de texto, não se apavore. Qualquer pessoa é capaz de ler um livro de 300 ou 500 páginas, independente de qual seja a sua dificuldade. Para isso, basta treinar e seguir as dicas que citamos abaixo! Vamos juntos?
1. Leia assuntos do seu interesse
Ler deve ser divertido, e não um sofrimento. Por isso, escolha assuntos que você gosta. Se geralmente você se interessa por filmes de terror e suspense, comece lendo livros com essa temática. Assim você terá mais afinidade com a história, enredo e até estilo da narrativa.
Não caia na ideia de que para ler ou ser um leitor, você é obrigado a ler os clássicos. Se você gosta, quer conhecer mais sobre a literatura clássica ou está estudando sobre, vai fundo. Mas não é obrigatório.
Você pode ler livros de ficção, suspense, mistério policial, fantasia, comédias românticas… O importante é se interessar e curtir a leitura para não ser uma atividade chata ou cansativa.
2. Leia resenhas
As resenhas literárias são escritas por pessoas que já leram um determinado livro, contando sua opinião sobre a história, se o livro é muito lento, se vale a pena ler, como é o desenvolvimento, se o final é bom ou ruim… As resenhas avaliam todos os aspectos do livro, até se contém cenas adultas ou se a escrita é confusa e etc.
As resenhas ajudam a conhecer melhor o livro, se ele entrega o que você espera e se vale a pena comprar ou não. Assim, você terá mais certeza que vai gostar da leitura e não vai jogar dinheiro fora.
3. Comece com livros menores
Se você não tem o costume de ler, um livro grande pode te desanimar. Comece lendo contos, livros de até 300 páginas e de preferência capítulos curtos. Capítulos longos dão a impressão de uma leitura mais demorada.
Concluir pequenos capítulos, causa a sensação de estar avançando mais rápido. Para descobrir se os capítulos são curtos, você pode folhear o livro físico em uma livraria ou baixar amostras grátis do livro disponíveis no Google, Amazon, Kindle etc.
Ou seguir a dica número 2 e conferir o que os leitores andam dizendo, se a leitura é fluída ou arrastada.
4. Baixe amostras grátis
Como citamos acima, é possível baixar uma amostra grátis do livro em alguns sites e aplicativos. O Kindle, por exemplo, é um aplicativo e leitor digital da Amazon, onde você compra e baixa e-books. Antes de comprar, é possível baixar uma amostra grátis para saber se o livro te agrada.
Assim você consegue conhecer um pouquinho mais a escrita do autor, a história, a personalidade dos personagens e então decidir se quer mesmo ler o livro ou não.
5. Faça um calendário de leitura
Um calendário é muito útil para dividir a leitura e acompanhar o seu progresso. Você pode dividir a leitura em capítulos diários, em porcentagem de leitura (a porcentagem é fornecida em aplicativos como o próprio Kindle, ibook e em leitores digitais) e escolher em quantos dias você pretende concluir o livro.
Isso permite organizar melhor as suas leituras, caso você esteja lendo mais de um livro ao mesmo tempo (um livro da faculdade e outro por entretenimento, por exemplo).
Além de dar uma visão melhor do seu progresso, vai te ajudar a não desanimar e ter uma previsão de quando você irá terminar a leitura.
Você pode escrever em um caderno, planner, nas notas do celular ou usar o aplicativo do calendário do celular.
6. Participe de leituras coletivas
Uma ótima maneira de não desanimar da leitura, é ler em conjunto! Hoje em dia, é possível participar de clubes de leitura na Internet, conhecer pessoas com gostos parecidos com os seus, fazer amizades e ter com quem conversar sobre o livro, o que torna tudo mais divertido.
Você encontra grupos de leitura coletiva no Telegram, Facebook, WhatsApp, Goodreads, Skoob, Instagram, Twitter… Existem vários canais onde as pessoas se reúnem para debater a leitura e ainda realizam sorteios eventualmente.
Tendo com quem falar sobre o livro, você se sentirá mais motivado a continuar. E outro ponto positivo das leituras coletivas, é que geralmente já disponibilizam calendários de leitura.
Então você pode ler aos poucos sem se sobrecarregar e ainda conversar com outras pessoas sobre o livro que está lendo.
7. Acompanhe conteúdos literários
Acompanhar conteúdos literários te fará entender melhor sobre o universo dos livros, ficar por dentro de lançamentos, promoções e novidades.
Portanto, se você se sentir um pouco por fora do que está em alta, é só acompanhar aquela editora que você gosta ou produtores de conteúdo literário.
O Instagram e o TikTok possuem uma forte comunidade de leitores que produzem conteúdos diariamente. Lá você fica por dentro de tudo e fica até mais fácil encontrar clubes de leitura coletiva, sorteios, cupons de desconto e claro, fazer parte de uma comunidade.
8. Escute música enquanto lê
Se você tem dificuldade em se concentrar na leitura, tente colocar uma música enquanto está lendo. A música ajuda na concentração e na memorização de informações.
Prefira músicas mais tranquilas e deixe em um volume ambiente para não acabar dispersando e esquecendo a leitura. Se não funcionar de primeira, vá testando diferentes estilos musicais, ajuste o volume e tente esquecer o que está em volta.
9. Desligue o celular
Checar o celular muitas vezes é automático e pode desviar o seu foco. Redes sociais contém diversos estímulos visuais e sonoros que vão captar mais a sua atenção que as páginas de um livro.
Por isso, deixe o celular de lado, desligue as notificações ou coloque em modo avião e foque na sua leitura.
Defina uma meta de leitura para poder olhar o celular, por exemplo: a cada 30 páginas, uma checada nas redes sociais. Assim você avança na leitura e dribla a ansiedade de mexer no celular.
10. Estipule metas de leitura diárias
Você também pode definir metas diárias de leitura, definindo um número de páginas ou quantas horas você pretende ler. Assim, você conclui pequenas metas, acompanha o progresso da leitura e não precisa encarar o livro inteiro de uma vez. Vá aos poucos.
Com o tempo, conforme você for se acostumando com a leitura, aumente a meta para mais páginas ou horas de leitura por dia.
Pronto para começar!
Essas são algumas dicas para te ajudar a começar. O ideal é ir testando métodos de leitura e adaptar as dicas para a sua realidade. Lembrando que você é capaz de ler quantos livros desejar, você só precisa começar. Lendo assuntos do seu interesse, garanto que será divertido e muito proveitoso.
Este artigo foi escrito por Bruna Teixeira e publicado originalmente em Prensa.li.