Imagem: Jenny Ueberberg via Unsplash
Já falamos anteriormente sobre os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino no Brasil. Como sabemos, mulheres empreendedoras inspiram outras mulheres a buscarem a independência financeira e seus lugares no mercado de trabalho.
Agora, vamos compartilhar 4 cases de sucesso de empreendedoras brasileiras que servem de exemplo para quem precisa de um empurrãozinho.
Ana Fontes
Nascida em uma pequena cidade de Alagoas, foi ainda pequena para Diadema, em SP. Apesar da falta de recursos, os pais investiram na educação dos filhos, e ela se formou em Publicidade e Propaganda com ajuda dos bolos que vendia. Fez pós-graduação em Marketing e em Relações Internacionais.
A maternidade fortaleceu sua necessidade de se destacar no mundo corporativo. Em 2009, participou do programa 10.000 Mulheres, da FGV e do grupo Goldman Sachs, que oferece capacitação em gestão de negócios para profissionalizar o empreendedorismo feminino. E viu aí uma oportunidade.
No ano seguinte, criou a Rede Mulher Empreendedora com o objetivo de compartilhar conhecimento e ajudar outras mulheres a transformarem suas ideias em negócios viáveis.
Hoje, é a maior rede de empreendedorismo feminino no Brasil e já ajudou mais de 270 mil empreendedoras de sucesso.
Maitê Lourenço
A psicóloga entendeu seu propósito de promover uma diversidade racial no ecossistema empreendedor depois de perceber que era a única mulher negra nos eventos de inovação que participava.
Criou, então, em 2016, o BlackRocks, um laboratório de inovação visando a aceleração de negócios e desenvolvimento de lideranças. Em 6 anos, o projeto já impactou a vida de centenas de empreendedores.
Cristina Junqueira
Engenheira e empresária, Cristina é cofundadora e CEO do Nubank, banco fundado em 2013, visando ser uma alternativa para as altas tarifas bancárias cobradas no Brasil. O banco digital hoje é um dos grandes nomes do mercado, o que fez com que a brasileira fosse a única a estar presente na lista Fortune 40 under 40, em 2020.
Luiza Helena Trajano
E não poderia deixar de falar de uma das empreendedoras de maior destaque no país. Esteve à frente por 24 anos do Magazine Luiza, uma das maiores marcas de varejo do Brasil, com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por mais de 800 cidades, em 21 estados.
Hoje, é Presidente do Conselho de Administração do Magalu. Além disso, é Embaixadora Endeavor e também responsável por mentorar e investir em empreendedores por todo o país.
Em quase 30 anos de trajetória, recebeu inúmeros reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária, mulher e líder. É a única brasileira na lista das 25 mulheres mais influentes do mundo em 2021, do jornal britânico Financial Times.
Em todo Brasil, existe uma história de sucesso de uma empreendedora a ser contada. E a sua pode ser a próxima!
Este artigo foi escrito por Érika Klann e publicado originalmente em Prensa.li.