4 tendências da inteligência artificial para 2023
A inteligência artificial (IA) é a grande protagonista do mercado tecnológico. Isso porque os dispositivos tecnológicos que incorporam IA oferecem sistemas autônomos, cibersegurança, automação e muitos outros benefícios para indústrias que se dedicam a diversos tipos de atividades diferentes.
A principal vantagem da inteligência artificial é que ela aprende consigo mesma, permanecendo em constante evolução. Sabendo que esses aprendizados podem moldar o nosso futuro, essas são algumas das tendências da área que veremos em 2023.
Desenvolvimentos mais avançados de análises preditivas
Uma das tendências mais importantes relacionadas à IA será o desenvolvimento da análise preditiva. Essa ramificação é baseada no uso de dados, algoritmos e machine learning (aprendizado de máquina) para identificar as probabilidades de determinados eventos acontecerem.
Esse recurso tem muitas aplicações diferentes, entre as quais podemos citar a tomada de decisões de negócios. Os cassinos online, por exemplo, o usam para desenvolver novos slots de acertos, voltados para as preferências que os jogadores mostraram em sessões anteriores. Claro, este é apenas um exemplo dos usos que podem ser dados a essas estatísticas.
Maior segurança da informação
A segurança da informação é mais uma das tendências aplicadas à inteligência artificial que veremos em 2023. Neste caso, trata-se de todas as ferramentas e processos que são adotados pelas empresas para proteger seus dados corporativos.
O campo de segurança da informação inclui políticas de prevenção de acesso não autorizado, aplicação de processos antifraude, destruição de informações, entre outras ações. Com o crescimento estarrecedor de ciberataques em 2022, os modelos de IA devem estar cada vez mais presentes nesse setor, e vão desde segurança de rede e infraestrutura até testes de ataques.
No próximo ano, teremos muito mais sistemas que contam com confidencialidade e integridade, graças às aplicações e ao uso da inteligência artificial.
Representações via avatares digitais
Outra das tendências de inteligência artificial que veremos no próximo ano está no uso massivo de avatares digitais, ou seja: as representações visuais de pessoas no mundo virtual.
A IA, juntamente com os avanços que a realidade aumentada está alcançando, permitirá que essas imagens sejam cada vez mais realistas. No entanto, o que mais chama a atenção é que os avatares serão dotados de inteligência.
Em primeiro lugar, espera-se que um indivíduo consiga controlar seu próprio avatar, embora, graças ao aprendizado de máquina, ele também possa se comunicar por conta própria.
Criação de arte por meio de NFTs
A arte em forma de NFTs está se tornando muito popular entre os artistas e o público, que já se tornou consumidor. Com a possibilidade de oferecer acesso a novas fontes de renda (e também a novas formas de criar e possuir obras de arte), a integração de NFTs com modelos de inteligência artificial facilitará a criação de novas escolas artísticas. Além disso, a capacidade de registrar arte digital como original e única dará aos artistas maior controle sobre suas próprias criações.
Como podemos ver, a inteligência artificial está presente em diversos setores. Algumas de suas tendências que veremos no próximo ano são o desenvolvimento da análise preditiva, o aumento da segurança da informação, o aumento da representação via avatares digitais e a criação de arte por meio de NFTs. Mas elas não param por aí. As surpresas que toda essa tecnologia é capaz de apresentar ainda são imensuráveis.
Este artigo foi escrito por Bianca Lopes e publicado originalmente em Prensa.li.