5 coisas que eu quero deixar para um mundo melhor
(Imagem: Pixabay)
Essas são 5 coisas fáceis e reais que aplico em tudo que faço, e que otimizaram meus processos e me deram resultado em muito pouco tempo.
São princípios que pautam todos meus atendimento a clientes, pautam os termos das minhas parcerias e estão inseridas nos meus processos, nas tabelas, nos contratos em tudo que faço.
Eu precisei tirar do óbvio e do papel à medida que eu fui passando de uma simples freelancer que fazia bicos pra comprar blusinha, para uma prestadora de serviços, uma mulher de negócios, mas que não queria, de jeito nenhum jogar o jogo do mercado, nem sair fazendo qualquer coisa pelo prestígio da fama, dos seguidores, dos números e dos títulos.
Que não queria fazer como todo mundo faz.
No trabalho e na vida.
Minha mãe me ensinou que eu não sou todo mundo.
ÉTICA
Cumprir a lei, não explorar ninguém, não tentar tirar vantagem do boca a boca, da "amizade" da "parceria". Trabalho sim com amigas em "rede de apoio" mas com termos bem claros.
Ter ética é viver na abundância sabendo que para economizar não precisa ser mesquinho. Que para agarrar oportunidades não precisa "dar um jeitinho". Que abrir mão de algumas coisas não te deixa "abaixo" de ninguém, e passar por cima de outras pessoas é completamente desnecessário.
Agarrar oportunidades puxando o tapete do coleguinha é oportunismo barato e falta de ética.
Ter ética é fazer sua parte bem feita sem forçar, sem desrespeitar a si mesma e aos outros. É confiar que você vai fazer o suficiente até ter para você distribuir, pagar e doar.
Sensibilidade
Respeitar os meus sentimentos e o das outras pessoas.
Entender que existem coisas que passam pelo subjetivo meu e de outros. Então eu ouço minha intuíção. Eu permito que minhas parceiras de negócio tenham intuição.
Ter sensibilidade para não cobrar nem me permito ser cobrada. Não cobrar explicações, nem presença nem produtividade de quem está num momento ruim.
É entender que cada um tem seus motivos, seus ciclos e seu tempo, e se não está dando certo ter sensibilidade para saber afastar sem causar, sem julgamento.
Honestidade
Comunicação às vezes enrosca. Mau entendido são extremamente comuns e simples de resolver, a comunicação clara e sincera, assertiva, é a base da honestidade.
Trabalhando na internet então, muitas regiões diferentes do país, de outros países, linguagens, culturas e dialetos trabalhando em rede, os delays da internet, os bugs, tudo pode acabar gerando problemas que levante desconfiança. Por isso é importante ser HONESTO consigo mesmo, com suas intenções, com seus termos de trabalho, com as suas dificuldades, e ser honesto com quem você está se comunicando também.
A honestidade evita mal entendido e evita perda de tempo com pessoas que não valem a pena.
Respeito
Deveria ser norma. Mas tem quem ache que respeito é sobre venerar títulos, tradições (repetição de hábitos e costumes) e idade (passagem do tempo entre uma pessoa e outra).
Mas respeito é ouvir sem julgar. É diminuir o ego. Não tem a ver com autoridade, tem a ver com relacionamento saudável, recíproco, inclusive, porque ninguém consegue respeitar enquanto está se desrespeitando e permitindo que se desrespeite.
Respeito é sobre troca.
Amor INCONDICIONAL
Tudo o que eu faço eu faço porque amo.
E amo independente das condições.
Essa é a minha motivação básica de existência, de coragem, de superação.
É sim porque sim, sem grandes motivos, o resto é consequência.
Este artigo foi escrito por e publicado originalmente em Prensa.li.