5 dicas para aprender qualquer idioma
(Unsplash)
Aos 16 anos, me aventurei em um intercâmbio para a Alemanha, um país cujo idioma é bem desafiador, e culturalmente diferente do Brasil em muitos aspectos. Essa experiência me ensinou muito sobre aprendizado de idiomas, e gostaria de compartilhar com você.
1. Se abra ao mundo
As possíveis experiências com um idioma no mundo globalizado, em pleno 2022, são diversas. Você pode conversar com estrangeiros pela web, pode assistir filmes e séries legendados, ou fazer um curso de idiomas na sua cidade. Além disso, é claro, você pode viajar e fazer um intercâmbio, como estudante ou voluntário, e até mesmo trabalhar em outro país. Seja qual for a sua escolha, se abra. Morando em outro país, busque conhecer novas pessoas, em um curso de dança, uma igreja e até mesmo no ônibus. Viajando, pergunte sobre bons restaurantes para moradores da região.
Converse com a recepcionista do hotel, sobre o clima ou sobre exposições novas na cidade. E não tenha medo de pedir ajuda. Se exponha. Muitos têm receio de errar, por isso não participam das atividades de grupo em aulas. Ou, por vergonha, interrompem o aprendizado, que precisa de uma estratégia dinâmica, além dos livros. Você é o maior responsável pelo seu resultado.
2. Seja curioso
Tendo em mente que você precisa se abrir às possibilidades, vá além. Tenha curiosidade de conhecer culturas, pessoas e lugares, além da nossa zona de conforto. Assista um programa na televisão, mesmo sem entender exatamente cada palavra. Um colega te convidou para sair e você é novo na empresa? Vá, busque conhecer pessoas, seja curioso sobre quem te cerca. E sobre onde você mora, se for em outro país. Pesquise sobre a história da cidade, os prédios históricos, lugares que o turista não vê. Olhe de uma perspectiva diferente. Construa o seu olhar daquela cultura e daquele idioma, porque essa experiência só pertence a você.
3. Ataque seu ponto fraco, use seus pontos fortes
Agora abordando o viés técnico, o aprendizado de idiomas envolve leitura, escrita, fala e audição. Depois de alguns meses de estudo, já é possível identificar em qual habilidade você se desenvolve melhor, e qual é mais difícil. Sendo assim, use seus pontos fortes; se for a fala, pratique ao máximo, se desafie. Busque palavras que não conhece, ou que sejam de pronúncia mais rebuscada, e repita. Anote, repita, corra atrás do seu conhecimento.
Assim, as habilidades que temos nos fortalecem para atacar nossos pontos fracos. E continue o processo, buscando atividades online para melhorar a escrita, por exemplo, como vídeos de professores e dicas nas redes sociais. Tem muito conteúdo gratuito por aí.
4. Use estratégias de estudo criativas
Querendo ou não, a gramática é parte importante do estudo de idiomas. Regras, exercícios, textos, repetição. Então, para lidar com os desafios, descubra o que funciona melhor para você. Se grave lendo um texto, de forma calma e pausada.
Cole post-its com vocabulário novo pelo seu quarto. Leia um livro simples, se você está estudando em nível básico, e vá se desafiando conforme aprende mais. Faça a tradução de um texto para a sua língua materna. Tenha um caderno de bolso para anotar palavras novas - recomendo fortemente! - e o leve sempre por perto!
5. Seja humilde
Ao longo do aprendizado de um idioma, você com certeza vai errar. Muitas vezes. Até mesmo a mesma coisa. Nesse processo, permita que outros te corrijam. Em um intercâmbio, seja claro e peça que amigos e a família hospedeira te mostrem possíveis erros, principalmente na fala.
No trabalho, seja em uma reunião ou por meio de um e-mail, seja aberto a esse tipo de situação também. Todos a sua volta podem ser um apoio para seu desenvolvimento, e muitos desejam sim ajudar, quando percebem a dedicação de alguém aprendendo com um idioma novo.
E por fim, quando você se sentir seguro, seja para falar, escrever, ouvir ou ler, lembre-se que, ainda assim, você não tem as mesmas habilidades de um nativo. Seja humilde, buscando sempre aprender mais.
Este artigo foi escrito por Paula Ferolla e publicado originalmente em Prensa.li.