5 Grandes Filmes Modernos de Vampiro
Os vampiros são criaturas que mexem com o imaginário humano há muito tempo e fazem parte da cultura audiovisual desde os grandes lançamentos de filmes clássicos de monstros da Universal.
Eis aqui então, alguns dos maiores filmes retratando vampiros da contemporaneidade.
Drácula de Bram Stocker
Diversas adaptações de Drácula foram feitas ao longo de muitos anos, mas a obra de 1992 é, provavelmente, uma das mais famosas e aclamadas até hoje.
O interessante da narrativa é que abrange mais de um gênero, não ficando apenas no terror de monstros, mas também no drama que ele enfrenta por querer encontrar sua amada e reviver a história dos dois, que foi o grande motivo de ter virado essa criatura sombria e praticamente imortal.
Além de uma grande atuação por parte de Gary Oldman, o filme é esteticamente muito bem feito, concorrendo e ganhando alguns prêmios nesse aspecto como Bafta e o Oscar.
The Lost Boys
Esse filme é um clássico dos anos 80, trazendo a ideia de vampiros adolescentes à tona e começou a transformar o gênero vampiresco em algo mais pop.
Incorporando elementos mais jovens, a história aborda menos o lado monstruoso e obscuro dos vampiros, trazendo uma vertente de grupo rebelde e legal de fazer parte, que atrai e toma conta da mente de adolescentes desavisados.
Ainda conta com elementos que trazem mais prestígio pro estilo do filme, como a trilha sonora muito bem harmonizada e elementos cenográficos bem característicos dos jovens da época, se tornando um grande filme da categoria.
Anjos Da Noite
Anjos da Noite traz um lado de mais ação para o gênero de vampiros, além de focar em batalhas contra inimigos sobrenaturais tão fortes quanto eles do que na comum sede de sangue e matança de humanos.
Outro marco importante é a protagonista. Uma das primeiras mulheres nesse tipo de filme, muito forte, com muitos poderes, extremamente qualificada para com seus objetivos e que se impõe frente a sua vontade e ideais.
Coloca um ar sombrio em seu desenvolvimento e mostra outras facetas dessas criaturas, além de abordar o eterno combate entre vampiros e lobisomens.
Entrevista Com Vampiro
Uma verdadeira obra prima do cinema, Entrevista Com Vampiro revolucionou o gênero e trouxe novos públicos para sua audiência.
Com um elenco composto pelos jovens Brad Pitt e Tom Cruise, além de uma pequena Kirsten Dunst, esse filme trouxe a visão da dualidade entre o vampiro melancólico e sofredor contra aquele que usa todo seu poder de persuasão e sedução para prender suas vítimas, mostrando como essas duas personalidades se chocam mas são codependentes.
E, outra vertente interessante, é a criação e desenvolvimento de uma criança vampira, dentro de toda a implicação que isso pode gerar.
Crepúsculo
Talvez isso seja controverso, mas não tem como negar que Crepúsculo foi um marco na culura pop.
O primeiro filme da saga traz uma sensação um pouco mais folk, alternativa, que é até agradável de se ver, conforme a história se apresenta e o mistério dos personagens se desenvolve.
E mesmo dentro de momentos toscos e absurdos, é possível encontrar diversas lendas sobre vampiros repaginadas ou não mostradas antes, ver transformações de homens em lobos, além de conhecer os grandes regentes da comunidade vampírica retratado nos Volturi, que são os vampiros mais interessantes da saga.
Este artigo foi escrito por Giovana Ribeiro e publicado originalmente em Prensa.li.