5 maneiras do TikTok moldar o futuro do entretenimento
É muito difícil conhecer alguém que nunca tenha ouvido falar do TikTok. Recentemente o aplicativo bateu a marca de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo. E claro, a empresa não deixou de compartilhar um vídeo de agradecimento.
Segundo a companhia Etus, o TikTok chegou ao quarto lugar das maiores redes sociais do planeta. Perdendo apenas para o Facebook, Youtube e Instagram, respectivamente.
Sua popularidade se expandiu em uma velocidade estrondosa durante a pandemia, principalmente entre a geração Z. O aplicativo de vídeos serviu de distração para a população enquanto estávamos isolados.
A gigante chinesa foi motivo de dor de cabeça para as grandes redes sociais. Os recursos como o Reels e Shorts foram inspirados no formato de vídeos curtos que popularizou o TikTok.
O sucesso da plataforma permanece até hoje, seu alcance e influência continuam se expandindo mundo afora.
De acordo com um levantamento do jornal Nikkei Ásia, a rede social pode ser ainda maior nos próximos meses. A expectativa é que o TikTok continue incomodando grandes redes e eventualmente se torne referência de atualização.
Por esse motivo, os especialistas estão cada vez mais otimistas quanto ao papel que a plataforma chinesa também pode desempenhar no futuro do entretenimento.
A empresa de marketing Ad Ag, reuniu profissionais criativos e líderes da indústria em seu evento anual “Ad Age Next: Streaming Virtual Event” para compartilharem suas opiniões em relação ao Tiktok.
Eles conversaram sobre como a plataforma, antes considerada um app para dublagem e dancinhas, tem mudado de forma fundamental a criação de vídeos.
Confira a seguir, as perspectivas de cinco especialistas sobre como o TikTok hoje pode influenciar o futuro das mídias.
1- “TikTok made me buy it”
É inegável o poder de influência da plataforma, ainda mais no quesito varejo. Em 2021 foi a vez do TikTok brilhar no mundo das compras.
O diretor executivo de inovação da empresa Walton Isaacson, Albert Thompson, destacou durante o evento a influência da rede social como uma tendência notável para ficarmos de olho em 2022.
Na visão de Thompson, o TikTok utiliza a “noção de comunidade” na fórmula de criação, que há muito provou ser um sucesso para o Youtube.
Essa combinação vencedora ajudou a desencadear a trend da plataforma “TikTok made me buy it” (TikTok me fez comprar), que vem sendo muito explorada pelos profissionais de marketing.
2- Talentos escondidos
Há tanta gente extraordinária pelo mundo, segundo o apresentador Chip Gaines, e a ascensão das redes sociais – incluindo o TikTok –, tornou possível para mais pessoas do que nunca serem reconhecidas.
“Jo e eu não estávamos escondidos, estávamos criando uma família aqui em Waco, Texas”, disse Gaines se referindo à ele e sua esposa.
“Estávamos administrando um negócio, uma construção e design”, contou ele. Gaines acrescentou que são pessoas como ele, vivendo normalmente, que fazem um trabalho “sincero e incrível” e que agora tem a chance de brilhar.
3- Comunidade de criadores
Os criadores por detrás de todas as trends e vídeos virais do TikTok são tão importantes quanto o conteúdo em si.
E a atenção dos espectadores a certas personalidades da rede social pode ser tão forte que é possível expandir o conteúdo além da plataforma.
“Temos uma grande equipe social que produz conteúdo divertido para o TikTok, tão divertido que transformamos em um canal no Youtube”, declarou Russell Arons, presidente da Comcast Spectacor’s G4. “Vemos isso como uma outra maneira de atrair audiência”.
4- Abrindo novos caminhos
Quando o conteúdo é envolvente e muito bem feito, o streaming e as mídias sociais podem oferecer ótimas alternativas para histórias, que de outra forma, seriam inviáveis para contar em um formato mais convencional, como a TV linear.
“O que estamos experimentando mais, é fazer coisas que normalmente não faríamos no noticiário tradicional”, contou Hallie Jackson, correspondente da NBC News em Washington, para o MSNBC.
5- Uma maneira diferente de contar histórias
Os criadores de conteúdo no TikTok estão criando vídeos e contando histórias de maneiras inovadoras, e que simplesmente outras plataformas nunca tinham feito antes.
Esse fator foi crucial para o sucesso da rede social entre as gerações mais novas. E claro que essa criatividade não passaria despercebida pelos líderes nas esferas mais clássicas da mídia e do entretenimento.
“Há muitas vozes que estamos vendo que estão aparecendo no TikTok, e certamente não vimos em nenhum outro lugar”, disse John Fogelman, CEO da empresa de mídia FactoryMade Ventures e co-fundador do El Rey Network.
“A quantidade de estilos diversos, em termos de contar uma história, realmente tem um grande impacto sobre o que pensamos que iremos fazer no próximo capítulo”, concluiu Fogelman.
TikTok e o futuro
O sucesso da gigante chinesa não para de crescer. E com ele, o potencial do aplicativo para moldar as esferas do entretenimento também não.
A plataforma não teve apenas influência na forma que criamos vídeos, como também na música. Os artistas hoje estão criando canções que podem ser cortadas em clipes menores para viralizar.
De acordo com a Billboard, a duração média das músicas diminuiu em 20 segundos de 2013 a 2018 e continua caindo.
Diversos criadores estão focados em criar batidas para poder ser tocadas em looping. Além de investir em letras repetitivas, justamente para ter mais chances de viralizar no aplicativo.
O aplicativo mudou as redes sociais como conhecemos hoje, e a indústria da música não está ficando atrás. As mídias estão acompanhando e se adaptando às demandas e tendências.
Outro exemplo é quando o chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o app não é mais uma plataforma para compartilhar fotos, agora é um aplicativo de vídeos.
Com seu sucesso constante, os especialistas convidados pela Ad Age, acreditam na possibilidade do TikTok continuar influenciando futuras mudanças na mídia e entretenimento.
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.