5 melhores livros sobre finanças pessoais em 2022
Se você é como a maioria dos brasileiros, provavelmente não aprendeu sobre educação financeira na escola, correto?
Certamente você passou por disciplinas como trigonometria, funções e álgebra. Mas aprender números para aplicar nas suas finanças, isso nada.
Para resolver esse problema, livros sobre finanças pessoais podem ser um bom caminho.
No nível mais básico, você pode aprender noções para se tornar mais confiante em lidar com dinheiro.
Mas livros sobre finanças pessoais vão além disso e ensinam também a investir, economizar para a aposentadoria e, inclusive, fugir de armadilhas comuns relacionadas à gestão financeira.
Nesse sentido, para que você tenha uma relação saudável com seu dinheiro, separamos os 5 melhores livros de finanças pessoais que você deve ler em 2022.
Pai Rico Pobre Pai
O livro “Pai Rico Pobre Pai" de Robert Kiyosaki é um dos conteúdos de finanças pessoais mais populares no mundo e tem uma boa razão para isso.
A história gira em torno de três pessoas: o autor, seu pai (pobre) e o pai de seu amigo (rico) e o que é possível aprender com ambos os pais.
A proposta do livro é abrir sua mente e ajudá-lo a desapegar de algumas crenças financeiras que são alimentadas ao longo da vida.
Nessa perspectiva, Kiyosaki sugere, por exemplo, que você use seu dinheiro para comprar ativos (como ações e títulos) em vez de passivos (carro, por exemplo).
Outra ideia é pagar em primeiro lugar a si mesmo. Neste caso, você deve destinar parte do salário para investir em ativos ou em sua educação financeira, e só depois pagar as contas.
Pense e Enriqueça
Outro best-seller mundial, "Pense e Enriqueça", de Napoleão Hill, é classificado tanto como guia motivacional, quanto guia financeiro.
Hill passou a maior parte de sua vida estudando pessoas bem-sucedidas e listou seus principais hábitos.
Entre eles, podemos citar o princípio da autossugestão para construir uma crença inabalável em si.
O autor afirma que, quando você diz a si, repetidamente, que consegue alcançar seus objetivos, você pode tornar seus sonhos realidade.
Isso constrói não apenas a confiança que você precisa para seguir em frente, mas também permite que seus objetivos se infiltrem na parte inconsciente do seu cérebro. Com isso, Hill afirma que você conseguirá alinhas todas as suas ações de uma maneira que o leve a alcançar seus objetivos.
Publicado pela primeira vez em 1937, o livro já vendeu mais de 70 milhões de cópias.
Os Segredos da Mente Milionária
O livro, escrito por T.Harv Eker, também trata sobre mentalidade financeira. O autor conta que sempre acreditou em seu potencial e, por esse motivo, a toda hora mergulhava de cabeça em negócios que prometiam enriquecê-lo.
No entanto, tudo que ele colhia era fracasso e decepção, não conseguia dar certo de forma alguma.
Após amargar mais uma derrota, ele voltou a morar no porão da casa dos pais.
Farto de seus fracassos, T.Harv iniciou uma nova jornada ao dedicar seus esforços ao estudo de como as pessoas ricas pensam.
Ao mesmo tempo, o autor passou a observar os pensamentos e crenças que inconscientemente o estavam segurando, negando seus melhores esforços.
O livro oferece 17 arquivos de riqueza que o ajudarão a alcançar o sucesso financeiro.
Você entenderá que as influências da infância ligadas ao dinheiro determinam seu comportamento atual. Além disso, você será capaz de gerar pensamentos que lhe trazem riqueza através da redefinição de seu modelo de dinheiro.
A Psicologia do Dinheiro
O livro, de autoria de Morgan Housel, é um mergulho profundo na psicologia do dinheiro.
Ele dá aos leitores dicas e ferramentas para combater vieses na forma de 19 contos que se concentram nas maneiras pelas quais os consumidores tomam decisões.
Para o autor, é de extrema importância reconhecer nossos vieses ocultos e traços de pensamento, de modo a ser capaz de diminuí-los para fazer as melhores escolhas.
Dessa forma, o livro aborda questões que vão além de investir e entram em temas relacionados a como seu ego e até mesmo seu orgulho podem afetar suas decisões em torno do dinheiro.
Ao entender as muitas armadilhas que podem impedi-lo de atingir seus objetivos você aprende a administrar melhor sua vida financeira.
O fator emocional, por exemplo, é uma das coisas mais importantes em que você deve trabalhar se quiser se tornar financeiramente independente.
Além disso, o livro destaca que a sua jornada financeira será diferente de qualquer outra pessoa que você conheça. Então, não há necessidade de se comparar a elas ou ter inveja do patrimônio de ninguém.
Rápido e Devagar
Outro fenômeno da literatura, o livro foi escrito pelo psicólogo Daniel Kahneman, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2002 por seus estudos sobre economia comportamental.
No livro, o autor desenvolve uma teoria que admite duas formas de pensar — uma rápida e outra devagar.
Na forma rápida, o sistema é automático e impulsivo. Segundo Kahneman, essa forma de pensar é um remanescente do nosso passado e é crucial para nossa sobrevivência.
Já no sistema devagar, a forma de pensar é mais consciente e atenta. Sendo assim, ela ajuda você a exercer autocontrole e deliberadamente concentrar sua atenção.
O autor afirma que o sistema devagar é o que nos ajuda a ter sucesso no mundo de hoje. Isso porque nossas prioridades mudaram de conseguir comida e abrigo para ganhar dinheiro, construir uma família e tomar decisões complexas.
Este artigo foi escrito por Regiane Medeiros e publicado originalmente em Prensa.li.