5 principais benefícios da cloud computing para o seu negócio
Imagem: Pixabay
A Cloud computing (Computação em Nuvem) é um sistema que armazena dados em um servidor externo ao invés de ocupar espaço no disco rígido de um computador.
Esses dispositivos são chamados de "nuvem". Com isso, não precisamos estar na empresa para acessar esses dados de forma rápida e fácil pela Internet.
Portanto, enquanto tivermos uma conexão com a Internet, este sistema nos permite trabalhar com todas as nossas informações em qualquer dispositivo, hora e lugar.
Sob o mesmo ponto de vista, a solução também continua sendo uma tendência de TI devido à segurança que proporciona.
Além disso, a migração para a cloud computing melhora a privacidade e permite que as organizações compartilhem dados e mantenham a segurança e a privacidade dos dados.
Neste artigo, você saberá como funciona a computação em nuvem, seus tipos e vantagens. Continue a leitura e aproveite.
Como funciona a computação em nuvem?
A nuvem é basicamente um local descentralizado para compartilhar informações através de redes de satélite. Todo aplicativo em cloud computing tem um host e a empresa de hospedagem é responsável por manter os grandes data centers que fornecem a segurança, a capacidade de armazenamento e o poder de computação necessários para manter todas as informações que os usuários enviam para a nuvem.
As empresas mais proeminentes que hospedam a nuvem são grandes players como Microsoft (Azure), Apple (iCloud), Google (Google Drive) e Amazon (Amazon Web Services), mas também há uma infinidade de outros.
Essas empresas de hospedagem podem vender os direitos de usar suas nuvens e armazenar dados em suas redes, além de oferecer ao usuário final um ecossistema que pode se comunicar entre dispositivos e programas (por exemplo, baixar uma música em seu notebook e sincronizar instantaneamente com o software iTunes no seu iPhone).
Tipos de Cloud Computing
Pensando em migrar para a nuvem e se perguntando quais opções você tem? Bem, existem 3 tipos de computação em nuvem: IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço).
Com a IaaS, as empresas controlam seus próprios componentes de computação, rede e armazenamento sem precisar gerenciá-los fisicamente no local.
O PaaS fornece aos desenvolvedores uma estrutura para criar aplicativos personalizados, enquanto o SaaS disponibiliza software habilitado por meio de terceiros.
1 — IaaS
Provedores de IaaS, como AWS (Amazon Web Services), fornecem uma instância de servidor virtual e armazenamento, bem como APIs (interfaces de programação de aplicativos) que permitem aos usuários migrar cargas de trabalho para uma VM (Máquina Virtual).
Os usuários têm uma capacidade de armazenamento alocada e podem iniciar, parar, acessar e configurar a VM e o armazenamento conforme desejado.
Os provedores de IaaS oferecem instâncias pequenas, médias, grandes, extragrandes e otimizadas para memória ou computação, além de permitir a personalização de instâncias para várias necessidades de carga de trabalho.
O modelo de nuvem IaaS está mais próximo de um Data Center remoto para usuários corporativos.
2 — PaaS
No modelo PaaS, os provedores de nuvem hospedam ferramentas de desenvolvimento em suas infraestruturas. Os usuários acessam essas ferramentas pela internet usando APIs, portais da web ou software de gateway.
O PaaS é usado para desenvolvimento geral de software, e muitos provedores hospedam o software depois que ele é desenvolvido. Os produtos comuns incluem a Google App Engine, AWS Elastic Beanstalk e Lightning Platform da Salesforce.
3 — SaaS
SaaS é um modelo de distribuição que entrega aplicativos de software pela internet. Tais softwares, por sua vez, são frequentemente chamados de serviços da web.
Os usuários podem acessar aplicativos e serviços SaaS de qualquer local usando um computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet.
Assim, os usuários obtêm acesso a apps e bancos de dados. Um exemplo comum de um aplicativo SaaS é o Microsoft 365 para produtividade e serviços de e-mail.
Vantagens da Cloud Computing
Aqui está uma lista dos principais benefícios que uma empresa pode esperar alcançar ao adotar a infraestrutura em nuvem.
1 — Implantação Rápida
A capacidade de criar instâncias de cloud computing em questão de segundos reformulou a agilidade e a velocidade do desenvolvimento de software.
Os desenvolvedores podem facilmente testar novas ideias e projetar a arquitetura do aplicativo sem depender de limitações de hardware no local ou processos de aquisição lentos.
2 — Atualizações e Integração Automáticas de Software
As atualizações e integração de software contam com o fato de que novas versões de podem ser facilmente testadas e implantadas no ambiente de nuvem, permitindo maior velocidade de inovação de produtos, liberando cada vez mais recursos para os usuários.
Os ambientes de nuvem também se integram a ferramentas comuns de DevOps e sistemas de registro, facilitando o monitoramento e a detecção de problemas na produção.
3 — Colaboração
Os ambientes de cloud computing permitem uma melhor colaboração entre as equipes: desenvolvedores, controle de qualidade, operações, segurança e arquitetos de produtos estão todos expostos à mesma infraestrutura e podem operar simultaneamente.
As funções e permissões da nuvem ajudam com melhor visibilidade e monitoramento de quem fez o quê e quando, para evitar conflitos e confusão.
Diferentes ambientes de nuvem podem ser criados para fins específicos, como preparação, controle de qualidade, demonstração ou pré-produção. É muito mais fácil colaborar de forma transparente e a nuvem incentiva isso.
4 — Escalabilidade
Sua empresa pode aumentar ou diminuir suas necessidades de operação e armazenamento rapidamente para se adequar à sua situação, permitindo flexibilidade à medida que suas necessidades mudam.
Ao invés de comprar e instalar atualizações caras, seu provedor de serviços de computação em nuvem pode lidar com isso para você. O uso da nuvem libera seu tempo, para você continuar administrando seus negócios.
5 — Flexibilidade das práticas de trabalho
A cloud computing permite que os colaboradores sejam mais flexíveis em suas práticas de trabalho. Por exemplo, você consegue acessar dados de casa, nas férias ou no trajeto de ida e volta para o trabalho (desde que tenha uma conexão com a Internet).
Se você precisar trabalhar enquanto estiver fora da empresa, poderá se conectar e terá mais flexibilidade.
As consultorias de cloud computing gerenciam projetos de escala semelhante à sua há anos. Eles conhecem a metodologia apropriada a seguir e as armadilhas a evitar. As melhores não apenas terão experiência, mas também trabalharão com o seu negócio e não apenas para você.
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.