5 sinais de que você está crescendo como humano
Você perdeu familiares e amigos porque estabeleceu novos limites
Essas pessoas podem achar que você está sendo irracional. Eles podem ter acusado você de mudar porque você começou a desenvolver padrões. Eles podem não entender por que você teve que se afastar deles – mas você estava fazendo a coisa certa.
Embora possa ser perturbador que eles não estejam mais em sua vida, é bom que você tenha começado a defender a si mesmo. Você nunca deve deixar que os outros o desrespeitem ou tirem vantagem de seu coração bondoso. Você deve se orgulhar de ter eliminado as pessoas que o tratam mal e só está reservando espaço para aqueles que o tratam bem.
Você olha para trás em seus erros e se encolhe
Você não deve ficar bravo com o velho por cometer erros. Você não sabia nada melhor na época. Agora, você pode olhar para trás na situação com uma nova perspectiva. Você tem mais conhecimento hoje do que tinha na época.
Mesmo que possa parecer desconfortável pensar em que tipo de pessoa você costumava ser, você deve estar feliz por ter se tornado alguém que pode ver o que precisa mudar. Você deve se orgulhar de não ter permanecido exatamente o mesmo ao longo de todos esses anos.
Seus sonhos começaram a mudar
Quando você era mais jovem, imaginava que seu mundo teria uma determinada aparência. À medida que você cresceu, essa visão começou a mudar. Talvez você queira seguir uma carreira completamente diferente do que planejou originalmente. Ou talvez você tenha pensamentos diferentes sobre casamento e filhos agora do que tinha quando era jovem.
De qualquer forma, você não deve se sentir culpado por deixar velhos sonhos para trás para perseguir novos sonhos. Mudar de caminho não faz de você um fracasso. É um sinal de que você é flexível. Você sabe o que quer. E você está gradualmente se tornando a pessoa que você sempre quis se tornar.
Você é honesto com suas emoções
Em vez de fugir de seus pensamentos complexos, você os examina. Você permite que seus sentimentos o consumam. Em vez de afastar a tristeza para parecer forte, você reconhece que não há nada de fraco em derramar lágrimas.
Em vez de afastar a felicidade por medo de que ela não dure, você aproveita cada momento com abandono. Você entende que seus sentimentos são válidos. Você dá a eles o espaço que eles merecem. Você não apenas é mais honesto com as pessoas ao seu redor, mas também é mais honesto consigo mesmo.
Você lutou com sua bagagem
Você é um humano imperfeito, assim como todos neste planeta. A diferença entre maturidade e imaturidade é se você reconhece ou não seus traços tóxicos e trabalha para mudá-los. Mesmo que você possa odiar sua bagagem, você deve se sentir aliviado por poder vê-la. Você não está ignorando isso. Você não está jogando a culpa onde quer que ela fique.
Você está aceitando que, sim, você tem áreas nas quais precisa trabalhar. Você está decidindo que, não, você não vai se contentar com uma existência medíocre. Você vai prosperar. Você vai continuar crescendo a cada dia porque entende que é um trabalho em andamento.
Este artigo foi escrito por Thiago Calmon e publicado originalmente em Prensa.li.