Finalmente, 5G no Brasil (de verdade) e o que muda no nosso cotidiano
A era do 5G, finalmente chegou ao BRASIL. Um novo horizonte se abre para o nosso parque tecnólogico no país, podendo inclusive, gerar novos empregos na moderna industria 4.0 e no setor de TI. O que hoje temos no país, digo, em algumas regiões do nosso imenso país, é um melhoramento do 4G, o 4.5G, e que, para algumas operadoras, vendem produtos com a nova tecnologia em algumas partes do país.
Existem no mercado smarthphones com a nova tecnologia no mercado, os smarts top de linha, mas que ainda operam com a tecnologia 4.5G streming, um pouco mais forte que a 4.5 tradicional, e um pré passo para o 5G puro. A vantagem, e que, não irá por um bom tempo mudar seu chip para 5G, apenas a operadora fará essa transformação automaticamente, e ao longo dos anos, aos poucos, irá migrar os atuais chips para o 5G, muito mais rápidos.
O que muda nessa nova configuração é que ela opera em baixa frequência ,algo em torno de 3.6ghz, uma frequência que teoricamente não sofre tanta interfêrencia de sinal e seu tempo de latência, que o tempo do smarth ou pc em abrir algum aplicativo, ser muito mais rápido, sendo para alguns aplicativos mais pesados, mais responsivo.
A novidade, e que essa tecnologia, já vinha há algum tempo sendo testada em algumas capitais do país a algum tempo, como são paulo, onde alguns bairros , como a paulista, já possuem uma rede de teste 5G a alguns anos, inclusive tendo o primeiro caixa eletronico com essa tecnologia.
Em alguns países, como a china, essa tecnologia já foi incorporada no país a muitos anos, sendo pioneiro no dominio de tecnologia 5G no mundo. Tanto que a gigante de telecomunicações e TI HUWEI, detêm alêm da tecnologia de software para ser empregada na nova rede 5G, ela também tem suporte técnico especializado e hardware específico para tal fim.
Em outros campos, como a medicina, o uso de robos para procedimentos incisivos delicados, já é empregado em larga escala em alguns países, chegando inclusive no BRASIL, em grandes HOSPITAIS DE PONTA. A inteligência artificial hoje, empregada atualmente, surge como uma ponta para o diagnóstico precoçe de algumas doenças, com o auxilio desta tecnologia.
E não e só isso, a resolução de mapas atmosféricos, junto com a nova tecnologia, pode ser util para o diagnóstico de queimadas, fenomenos metereológicos extremos e ajudar a agricultura, auxiliando no emprego certo, da melhor forma de se plantar, adubar, e arar a terra, com o mínimo de desperdício de insumos para o campo.
Em outros setores como a industria 4.0, pode ser o avanço que todo o setor industrial sonhava, com o emprego maçiço de robôs na linha de produção, reduzindo o tempo de produção, e diminuindo o custo brasil.Mas para empregar toda esse aparato, essa infraestrutura irá precisar de pessoas capacitadas para operar toda essa tecnologia com eficiência, gerando novas oportunidades de emprego.
Na educação, com a pandêmia, surgiu um deficit educacional por parte dos mais necessitados. Com a nova concessão da banda 5G no país, as operadoras terão que expandir o sinal para zonas tidas mais inóspitas do país, principalmente no norte e nordeste do país, onde o sinal não chega em algumas comunidades locais, mais afastadas.
Todas as escolas serão interligadas pelo novo sistema em um curto período de tempo, possibilitando que todos os alunos tenham acesso a internet para estudar. E um marco na história tecnológica em nosso país, com um certo atraso corriqueiro, mas que pode trazer, no futuro, a redução da desigualdade social que separa o BRASIL.
Este artigo foi escrito por Paulo Rogério de Oliveira Tavares e publicado originalmente em Prensa.li.