6 dicas de Inbound Marketing para alavancar as vendas
Provavelmente você já procurou formas de trazer mais clientes para sua empresa. Porém, sabia que existe um conjunto de estratégias que pode ajudar a atrair pessoas interessadas no seu mercado de atuação?
O Inbound Marketing é o processo de atrair e construir relações de forma orgânica, fornecendo ajuda, educação e valor para suas vidas.
Dessa maneira é possível conquistar leads qualificados que precisam dos seus produtos e serviços para resolver suas “dores”, demandas e problemas.
Conforme a Hubspot, é 47% mais rentável conquistar um lead com essa abordagem do que com o Outbound Marketing (marketing tradicional). Além disso, as empresas têm 60% de ROI positivo em relação às organizações que não apostam nessa estratégia.
Ao dominar algumas dicas e truques básicos, você poderá criar conteúdo evergreen, relevante e atraente.
Quer saber como transformar sua empresa? Confira 6 dicas de como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a vender mais!
1. Crie uma estratégia de conteúdo
Antes mesmo de começar a mergulhar no Inbound Marketing, você precisa de uma estratégia de conteúdo bem definida. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:
A que tipo de conteúdo meu público responde? Blogs, infográficos, e-books, white papers, vídeos?
Quais plataformas funcionam melhor para atrair clientes? YouTube, Facebook, LinkedIn, Google?
Quanto conteúdo consigo produzir consistentemente a cada semana?
Essas perguntas devem ajudá-lo a criar uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair tráfego para o seu site.
2. Acompanhe seus resultados
O Inbound Marketing funciona melhor quando você está tomando decisões baseadas em dados ao invés de contar apenas com seu instinto.
Para isso, você deve ter seu site ligado ao Google Analytics e ao Google Search Console visando acompanhar o comportamento de seus clientes e o desempenho de SEO do seu site. Assim, procure informações como:
Conteúdo de alto desempenho para o mecanismo de busca;
Canais que conduzem mais tráfego para o seu site;
Conteúdo com tempo acima da média na página e baixas taxas de rejeição;
Conteúdo que converte visitantes em clientes;
Feedback de seus clientes (positivo e negativo).
3. Segmente seu público
Campanhas de e-mail são uma ótima maneira de manter contato com os clientes. Mas, por que não segmentar seu público para tornar esses e-mails mais pessoais?
Assim, você pode segmentar sua lista de e-mails por localização. No entanto, existem muitas outras maneiras de segmentar seu público com e-mail. Você pode segmentar seu público por:
Mercado de atuação;
Histórico de compras;
Atividade na Web;
Taxas de clique;
Cargos na empresa.
4. Verifique seu design web
Uma área que muitas vezes é negligenciada pelos comerciantes online é como o layout de seu site afeta seus negócios.
Olhe para o seu site objetivamente. Peça a amigos, familiares e colegas para lhe dar feedback. Um segundo par de olhos pode ajudar a identificar problemas com o design do seu site que você nunca notou.
Ter um site muito bem projetado é muito importante para apresentar sua empresa e mostrar seus produtos aos seus futuros clientes!
5. Abra suas linhas de comunicação com chatbots
Outra forma de construir e nutrir um relacionamento com potenciais clientes que o encontraram é por meio de chatbots, “robôs” responsáveis por um primeiro atendimento ou resolver assuntos simples.
Com o tempo, você deve conseguir reunir métricas sobre as perguntas mais comumente feitas e produzir conteúdo em torno desses assuntos.
Além disso, uma vez que você sabe quais perguntas ou problemas seus usuários normalmente têm, você pode começar a automatizar seus chatbots e os tornar mais eficientes na resolução de problemas.
O objetivo com essa dica de Inbound Marketing é criar um contato mais personalizado na jornada do seu usuário!
6. Aumente o nível das suas redes sociais
Ter um ótimo plano de redes sociais é mais que distribuir seu próprio conteúdo, mas uma oportunidade de interagir com o público-alvo.
Esse recurso oferece às empresas uma oportunidade única de aprender não apenas como seus clientes gostam de consumir conteúdo, mas como eles gostam de comunicar seu amor ou frustrações com as marcas.
Ao entrar nas mídias sociais, a empresa recebe feedback direto que pode reverter em melhorias nos seus serviços e produtos.
Com as dicas compartilhadas acima, você deve estar no caminho certo para criar uma estratégia para aumentar seu tráfego orgânico, incentivar novos negócios e conquistar clientes satisfeitos na comunidade da sua marca.
Se você gostou deste artigo, sinta-se à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais!
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.