8 fatos sobre o Besouro Azul: O primeiro super herói latino da DC
Besouro Azul é o mais novo super herói do Universo DC. Melhor ainda, o primeiro herói latino da franquia.
O filme ganhará sua estreia em agosto de 2023 e Xolo Maridueña (o Miguel de “Cobra Kai”) viverá o protagonista.
Para a alegria dos brasileiros, no mês de março, Bruna Marquezine foi confirmada no elenco. Não como uma mera participação, mas como a personagem principal feminina. A atriz dará vida a Penny, par romântico de Jaime Reyes.
Besouro Azul parece ter tudo para ser uma das melhores produções em live action da DC. Com origem mexicana, a versão do herói que será adaptado para os cinemas, surgiu em 2006.
E desde de então, a história conquistou tanto o público que até já participou de jogos e animações.
O personagem apareceu pela primeira vez em 1939, na HQ “Mystery Men Comics”. Ao longo dos anos, três pessoas já vestiram o manto do Besouro Azul nos quadrinhos. E ao que tudo indica, o longa da DC mostrará ao menos dois deles.
Enquanto ainda não sabemos exatamente o que esperar da trama do herói nos cinemas, confira agora 8 fatos sobre o Besouro Azul que você não fazia ideia.
1- Vida Normal
Jaime Reyes vivia uma vida normal, como um típico adolescente, antes de encontrar o escaravelho do Besouro Azul.
Sua mãe era uma paramédica, seu pai, dono de uma oficina e sua irmã, uma garotinha mimada.
Jaime, normalmente, era o mediador entre seus dois melhores amigos, Paco e Brenda. Seus amigos e familiares o descreveriam como responsável e pé no chão.
O rapaz, até mesmo, já demonstrou interesse em ajudar o pai na oficina. Mas o pedido sempre foi negado, já que seus pais queriam que ele se concentrasse nos estudos.
Por outro lado, tudo muda consideravelmente quando Jaime se transforma em um herói.
2- Mudança de hábito
Nos quadrinhos, Jaime Reyes (o que veremos no filme da DC), é o terceiro personagem a vestir o manto do Besouro Azul.
A versão original do herói é Dan Garrett, um policial que saía à noite para combater o crime usando o escaravelho.
Depois de Garrett, foi a vez de Ted Kord, um cientista que não conseguiu desbloquear o poder do escaravelho.
Nessa versão, ele usava tecnologia e artes marciais para lutar contra os inimigos. Kord desenvolveu um traje e uma máquina voadora em formato de besouro.
Jaime Reyes foi criado em 2006, como um substituto para o Besouro, após a morte de Ted Kord.
O garoto encontrou o artefato na saga “Crise Infinita”, quando uma série de eventos abalaram a Terra e fizeram o escaravelho cair justamente na cidade de El Paso.
Antes disso, o objeto estava no lar do mago Shazam. Porém como o lugar foi destruído, diversas peças foram espalhadas no mundo, como o próprio escaravelho.
Jaime decidiu levar o artefato para casa, foi quando ele ganhou vida e se alojou em sua coluna vertebral, transformando o garoto completamente.
Ainda assim, o adolescente não tinha a menor noção do que havia acontecido. E ainda foi preciso um toque do próprio Gladiador Dourado, para que Jaime entendesse que a sua vida nunca mais seria a mesma.
3- Habilidades únicas
De todos os personagens da DC, o Besouro Azul pode ser considerado o mais forte da editora. O herói possui uma série de poderes e habilidades que o fazem merecer esse título.
A tecnologia alienígena do escaravelho conferiu a Jaime uma intimidante armadura azul, praticamente impenetrável.
Para se ter uma noção, a armadura faz o traje do Homem de Ferro parecer brincadeira de criança.
Ele não só pode voar, ter super força, resistência, durabilidade, controle de energia e cura acelerada (além de muitas outras habilidades), como possui um arsenal de armas, podendo criar desde raio lasers até canhões.
Não parando por aí, Besouro Azul ainda tem a capacidade de criar matéria e de escanear pessoas, a fim de saber sobre suas condições físicas e sinais vitais.
A armadura é capaz de se adaptar às mais diversas situações no campo de batalha, sem que Jaime tenha que prepará-la de antemão. Sendo essa sua maior vantagem.
4- Membro dos Jovens Titãs
Sabemos que o escaravelho foi criado por uma raça alienígena chamada Reach. Uma raça dominadora que viaja pelo o universo com o único objetivo de conquistar outros planetas.
Eles encaminham escaravelhos para diversos mundos com a finalidade de coletar informações, e se necessário, provocar destruição.
Como o artefato deu origem a um herói aqui na Terra, os Reach viram isso como uma ameaça e decidiram que o melhor era eliminá-lo.
Os alienígenas contrataram o Lobo para a missão, e Besouro Azul procurou a ajuda dos Jovens Titãs para se defender.
Apesar de não ter ficado por muito tempo no grupo, sua participação ajudou a parar uma invasão dos Reach. O ato o tornou reconhecido entre os outros heróis.
Até mesmo Batman chegou a elogiá-lo, mas o homem morcego não deixou de fazer uma leve crítica, alegando que o jovem ainda tinha muito o que aprender.
5- Escaravelho livre
Como o escaravelho era uma arma da raça Reach, a ideia era que o artefato ganhasse confiança no planeta antes que os alienígenas viessem conquistar a Terra.
Para que isso acontecesse, o objeto teria que substituir a personalidade de Jaime pela programação específica da invasão.
No entanto, ele já havia perdido o contato com o banco de dados. O resultado? Jaime permaneceu com sua personalidade.
Da mesma forma, depois de anos sendo alvo de um tipo de magia, o escaravelho conseguiu criar uma espécie de livre arbítrio, fazendo com que o artefato substituísse a programação alienígena, após a união com Jaime. E além disso, decidindo manter seu nome de identificação, Khaji Dha.
6- Problema no tempo
Lá no início da jornada de Jaime Reyes como Besouro Azul, o garoto conhece o herói Gladiador Dourado. Acontece que o Gladiador era um grande amigo de Ted Kord, o segundo besouro.
Quando Ted morreu, o Gladiador saiu em busca de um novo hospedeiro no escaravelho. No momento que encontrou Jaime, ambos foram até a base da batcaverna para falar com o homem morcego, já que Batman precisava do artefato para derrotar o Irmão-Olho.
Resumidamente, o Irmão-Olho é um satélite de inteligência artificial que comanda seres humanos por todo o mundo.
No entanto, não são humanos comuns. São pessoas que possuem tecnologias invasivas em seus corpos e não sabem disso.
O Batman estava ciente de que o Besouro Azul conseguiria destruir o Irmão-Olho, o que de fato aconteceu depois de uma grande batalha.
Porém, o único problema é que o herói termina aprisionado entre várias realidades paralelas durante um ano inteiro.
7- Retorno
Após retornar de sua desventura interdimensional, Jaime enfrenta o Lanterna Verde de Guy Gardner, logo de cara.
Aliás, a relação entre os lanternas e o besouro azul é bem extensa, e veremos sobre isso logo mais.
A questão é que Jaime descobre que algumas coisas mudaram durante o ano que esteve fora. Por exemplo, o pai dele usava bengalas devido a um acidente.
Jaime também aproveitou para revelar que era o Besouro Azul para a família, o que não agradou sua mãe.
8- Treta com os lanternas
Milhares de anos antes das três gerações dos Besouros, os Reach tiveram um conflito intenso com os Lanternas Verdes. Foi um confronto tão turbulento que nenhum dos lados saiu vitorioso.
Mesmo o conflito ficando em um passado distante, o escaravelho não se dá bem com a tropa dos Lanternas, e os vê como inimigos.
Por esse motivo, é comum vermos o Besouro Azul enfrentar membros da tropa vez ou outra, mesmo sem nenhuma razão específica.
A adaptação cinematográfica de Besouro Azul foi anunciada no final do ano de 2018.
O roteiro é assinado pelo mexicano Gareth Dunnet-Alcocer, e com direção do cineasta porto-riquenho Angel Manuel Soto.
Além de Marquezine e Maridueña, Belissa Escobedo (American Horror Story) e Harvey Guillén (O que Fazemos Nas Sombras) também foram confirmados no elenco.
Até aqui, só nos resta esperar por mais informações sobre o Besouro Azul. E quem sabe a primeira foto de Xolo no uniforme do herói.
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.