8 livros fundamentais para produtores de conteúdo
Qualquer pessoa que trabalha com produção de conteúdo pode se manter constantemente entretido e inspirado pela leitura. Afinal, não existe nenhuma maneira mais gostosa de observar o mundo ao nosso redor do que os ensinamentos, histórias e experiências de outros, não é mesmo?
Com o investimento de algumas horas e poucos reais, também é possível fazer uso dessa prática para expandir seus conhecimentos e melhorar seu trabalho. Tudo isso sem estresse, e de forma bem divertida.
Neste post você vai conhecer 8 livros essenciais para produtores de conteúdo e descobrir bons motivos para tê-los sempre na sua estante. Anote aí!
1. Roube como um artista — Austin Kleon
Antes que você se assuste por causa do título, saiba que esse livro não ensina a plagiar nem copiar ideias, mas sim a se inspirar pela influência de outras, já que, de acordo com o autor, nada é 100% original.
Em dez dicas nada convencionais e bem-humoradas, o leitor é ensinado a desbloquear sua criatividade para fazer o que quiser, seja escrever um livro, pintar um quadro, programar um site ou até mesmo vencer a procrastinação, com muita imaginação e ousadia.
2. Sobre a escrita — Stephen King
Nessa obra, o mestre das histórias de suspense permite que você conheça de perto os seus próprios desafios ao escrever. Apesar de não ser fictício, esse livro é tão emocionante como qualquer uma de suas obras de ficção e contém vários insights para a escrita e storytelling.
Por meio de suas próprias memórias, o autor dá uma aula valiosa de processos criativos. "Sobre a escrita" é capaz de empoderar e entreter aqueles que o lerem: fãs do autor, copywriters, produtores de conteúdo, escritores e todos os amantes de uma história bem contada.
3. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI — Rafael Rez
Além de ser super-recente, essa obra é uma forma bem completa de se entender a realidade e o futuro do marketing por meio do conhecimento de tendências, planejamento, produções e tecnologias da área.
Seja você um iniciante ou um expert na produção de conteúdo, esse livro vai te ajudar a redigir com mais precisão e alinhamento com os interesses do mercado atual. Se você trabalha em uma startup ou organização moderna, destinada a aumentar seu número de clientes, a leitura então é praticamente obrigatória.
4. Não me faça pensar — Steve Krug
Com uma filosofia resumida pela simples frase "não me faça pensar", o autor expressa a importância da usabilidade para melhorar a experiência de seus usuários. Essa premissa parte do princípio de que toda a sua produção deve ser focada no leitor para que ele navegue de forma natural e intuitiva pela sua página.
Com tanto conteúdo espalhado pelo ambiente online, é comum que seu cliente fique perdido entre um site e outro. Se você deseja conquistá-lo e prendê-lo com as informações que ele procura sem enrolação, não deixe de lado a leitura dessa obra.
5. Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas — Robert M. Pirsig
Precisa de um pequeno impulso para conseguir escrever mais e melhor? Apesar de não se tratar de um livro sobre marketing de conteúdo ou negócios, esse romance filosófico é essencial para qualquer profissão, pois ensina o leitor a realmente se importar com o que quer que seja que ele esteja fazendo, sem interrupções ou procrastinação.
Por meio da narrativa sobre uma viagem de moto, o autor procura apresentar questões sobre o modo de viver bem. Com isso, ele reforça a ideia de sempre fazer o que deve ser feito com todas as suas forças para que você possa se orgulhar dos resultados.
A leitura também inclui várias reflexões sobre a relação humana com a tecnologia e é uma fonte inspiradora de hábitos produtivos para a criação de uma nova rotina de trabalho.
6. Regras de Conteúdo — Ann Handley e C.C. Chapman
Embora esse livro tenha sido escrito em 2011 (mas traduzido só depois para o português), ainda apresenta estudos de caso e dicas super atuais para quem deseja produzir conteúdo de qualidade, incluindo estratégias para a produção de vídeos, podcasts, blogs, webinars e muito mais.
A proposta do livro é formar produtores de conteúdo capazes de usar diversas plataformas de comunicação online a seu favor, de forma eficaz e lucrativa.
7. A vaca roxa — Seth Godin
Nessa obra original e envolvente, o autor faz questão de mostrar que a forma tradicional de se fazer marketing não é mais suficiente para garantir o sucesso de nenhum negócio.
A explicação está em uma viagem de carro feita pela Europa, na qual o escritor admirou pastos repletos de vacas pretas e brancas. Após perder o interesse pela paisagem, a sua atenção foi totalmente conquistada por uma vaca roxa que estava no seu caminho.
De acordo com Seth, a marca deve se posicionar como uma vaca roxa para se destacar das demais empresas concorrentes, já que somente o notável tem mais chances de se tornar significativo perante o público. Sendo assim, ele mostra que o conteúdo deve oferecer valor e impactar as emoções de quem o visualiza.
8. O homem que venceu Auschwitz — Denis Avey
Essa inspiradora história acontece durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse cenário tão violento, um soldado britânico se infiltra em um campo de concentração (mais conhecido como Auschwitz III) e faz amizade com um prisioneiro judeu.
O que isso tem a ver com produção de conteúdo? O livro é uma verdadeira aula de empatia, algo essencial para se trabalhar nessa área. Afinal, não dá para redigir nenhum conteúdo autêntico e eficaz sem se colocar no lugar do leitor, não é mesmo?
Esses livros essenciais para produtores de conteúdo podem te ajudar a enriquecer seus conhecimentos, mas não pare por aí. Continue procurando por autores renomados, conheça as tendências do mercado e nunca pare de ler. O marketing de conteúdo é uma área fluida, e por estar sempre se transformando, requer estudos e atualizações constantes.
Este artigo foi escrito por Bianca Lopes e publicado originalmente em Prensa.li.