8 maneiras infalíveis de quebrar o bloqueio criativo na escrita
Você já se deparou com um documento em branco por horas sem saber por onde começar a escrever? Recomeçou a mesma frase tantas vezes que perdeu o sentido?
Bem, eu já. E, por muito tempo, a escrita foi um desafio quase tão difícil quanto uma partida de xadrez com Beth Harmon (Gambito da Rainha). Achei que o problema só podia ser eu, minha criatividade e até duvidei se sabia mesmo escrever.
O que ninguém te conta quando se trata de trabalhos criativos, é que a criatividade é como um músculo que precisa ser treinado até dar no tranco. As ideias mais incríveis não vão surgir magicamente, mas é possível semeá-las e encontrá-las com muito mais facilidade.
E, para te ajudar a sair do vale da sombra da criatividade, separei dicas infalíveis para escrever textos incríveis sem bloqueios no caminho. É só continuar lendo!
1. Leia mais
Calma! Você não precisa se tornar um leitor voraz. Porém, a leitura e a escrita andam lado a lado: quanto mais você lê, mais familiarizado você estará com as palavras, formação de frases e até estilos de escrita diferentes.
A leitura ainda ajuda a ampliar o vocabulário e quebrar certos vícios de linguagem. Utilize o tempo livre para ler assuntos do seu interesse, ou aproveite para se aventurar e sair da zona de conforto conhecendo novos gêneros. Assim, você terá ainda mais referências para utilizar em seus textos no futuro.
2. Escreva pela manhã
Atividades criativas exigem maior esforço mental. Por isso, evite escrever ao final do dia, quando já estiver cansado do trabalho ou das atividades do cotidiano. Se puder, escreva pela manhã, antes de gastar sua energia com outras coisas.
Assim, você terá maior concentração e sua mente estará fresquinha para escrever inclusive por mais tempo.
3. Monte a estrutura do texto
Antes de sair escrevendo do nada, organize as ideias em uma ordem que facilite a composição do texto. Assim, você terá uma espécie de roteiro a seguir, evitando se perder no caminho ou mesmo esquecer tópicos importantes para o texto.
Para isso, uma boa dica é utilizar programas e sites que ajudam a montar a estrutura de forma visual e prática. O Mindmeister é um site gratuito que permite criar mapas mentais em diversos estilos, com opções personalizáveis.
O site também pode ser útil no seu processo de pesquisa e estudo, unindo as informações principais para você não esquecer depois.
4. Escreva por prazer
Desvincular a escrita da ideia de uma atividade obrigatória, cansativa e trabalhosa pode te ajudar a se sentir mais confortável com a prática. Além de reforçar o hábito de escrever de forma leve e prazerosa.
Você pode escrever um diário contando sobre o seu dia (que ajuda inclusive no cuidado da saúde mental), ou escrever crônicas, contos, livros… O importante é que nesse momento você não se cobre de atingir nenhum critério técnico e simplesmente se divirta.
5. Pratique diariamente
O bloqueio criativo só será vencido com a prática. Escrever diariamente é muito importante para ter constância e trabalhar a sua escrita até que seja uma atividade natural. É como se adaptar a um exercício físico.
Você pode escrever por 15 minutos todos os dias e aumentar com o tempo. Mas evite estipular metas muito difíceis para não desistir no começo. Comece aos poucos e tenha a constância como foco principal.
6. Consuma conteúdos diversos
Estar amparado pela cultura é o que fará a sua criatividade aflorar todos os dias. Ninguém é uma fonte inesgotável de conhecimento, referências e sabedoria. Para isso, é preciso beber de várias fontes. Manter-se informado e sempre buscar conhecimento em diversas áreas.
A curiosidade é uma forte aliada nessas horas, mas uma maneira de estar sempre consumindo conteúdos diferentes é ler notícias todos os dias, fazer passeios culturais, assistir filmes e documentários e estar aberto a novas experiências.
7. Utilize Coringas
Se, mesmo assim, o bloqueio criativo falar mais alto, você sempre pode recorrer aos coringas da escrita. Citações, analogias e figuras de linguagem. Enriqueça seu texto com referências, passe uma mensagem mais clara utilizando analogias e brinque com as palavras utilizando figuras de linguagem.
São elementos que darão mais movimento ao seu texto e permitirão que você saia da caixa e ainda apresente referências ao leitor.
8. Esteja aberto a receber feedbacks
Não tenha medo de dividir seus textos e receber feedbacks, tenha a mente aberta e acredite: críticas construtivas são essenciais para evoluir mais rápido e enxergar coisas que deixamos passar batido.
Conclusão
Agora você está pronto para encarar os bloqueios criativos e enfrentar as crises produtivas. E lembre-se: todo processo criativo tem seus obstáculos, mas a jornada não precisa ser dolorosa. Treine um pouco todos os dias e mensure seu progresso: compare textos antigos, faça revisões e continue: vai valer a pena.
Este artigo foi escrito por Bruna Teixeira e publicado originalmente em Prensa.li.