A aventura humana
Com certeza um dos maiores feitos da humanidade nos últimos tempos foi a rápida descoberta da vacina contra o coronavírus, o que poupou incontáveis vidas ao redor de todo o planeta.
A história mostra que a raça humana vem conseguindo superar todas as adversidades que se apresentam há milênios, enfrentando e sobrevivendo a pestes, guerras, terremotos, alterações climáticas, entre outros desafios.
A aids era uma sentença de morte nos anos 80. Já não é mais, graças à inventividade do homem.
Hoje já existe uma máquina que produz água a partir do ar. Essa máquina, que parece um bebedouro comum, condensa o ar e o transforma em água potável, que sai gelada em uma torneira. Ela já está sendo usada em plataformas de petróleo, por exemplo.
A inteligência artificial, os carros autônomos, os avanços da medicina, a exploração do espaço etc etc etc, tudo isso é fruto da inteligência e da imaginação humana, os quais não reconhecem fronteiras.
Por outro lado, a trajetória do ser humano é repleta de dor e sofrimento. Todas as conquistas e avanços tiveram um preço, muitas vezes alto demais. Não é por acaso que a Idade Média ficou conhecida como a Idade das Trevas, por exemplo.
Mas o homem seguiu adiante, quebrando tabus, destruindo “pré conceitos” e crenças absurdas, modificando o que antes era tido como “verdades absolutas”.
Felizmente a ciência venceu a obscuridade.
Palmas para os grandes navegantes, para os colonizadores, para os cientistas, para todos aqueles que se arriscaram em prol de um sonho maior. Palmas para o grandioso espírito humano, enfim.
Palmas para Santos Dumont, Albert Einstein, Graham Bell, Thomas Edison, Alexander Fleming e tantos outros que contribuíram para que chegássemos ao patamar de desenvolvimento atual.
Já viajamos ao espaço e continuaremos seguindo adiante, desvendando seus inúmeros mistérios, realizando outras grandes e importantes conquistas.
A aventura humana talvez esteja apenas começando...
Este artigo foi escrito por Sandro Mendes e publicado originalmente em Prensa.li.