A construção coletiva é resultado da ação de pessoas engajadas
Como a curva de implementação do open finance no Brasil é um exemplo disso?
Um dos primeiros comunicados oficiais do Banco Central do Brasil sobre o open banking foi em 5 de abril de 2019. Cinco anos depois do processo de implementação, o mercado regulado, as instituições financeiras, as fintechs e inúmeros agentes econômicos vivenciam os primeiros passos além do open finance no Brasil.
Espaços que discutem o papel da tecnologia no futuro econômico são urgentes para diversos profissionais desde que a implementação do open banking começou, uma fase expressiva da regulação aconteceu diante das urgências tecnológicas impostas pela pandemia, por consequência superamos desafios relacionados a inclusão de clientes bancários, mais acesso, melhor qualidade e menor custo do cliente associado.
Resultado de ações coletivas construídas por profissionais engajados e em sintonia com os principais insights que espaços como o Open Banking Day e a Open Finance Conference.
Em 2019, Fábio Lacerda do Banco Central esteve no Open Banking Day e comentou sobre o papel de eventos dessa natureza na construção do conhecimento necessário para a implementação.
Em 2021 também esteve na Open Finance Conference através do programa Meet the experts e recomendou o livro “Making Money Moral” que conta como uma nova onda de visionários conseguem unir o propósito e o lucro, balanceando o diálogo entre os gestores de recursos financeiros com aqueles que efetivamente tem uma visão dos grandes problemas locais. Assista: