A Fascinante História do MBTI: Entenda Seu Tipo de Personalidade
"Imaginativos e curiosos, as personalidades do Lógico podem encontrar uma fascinação sem fim no funcionamento de suas próprias mentes."
Esta é uma das frases que descreve o meu tipo de personalidade (Logician, ou pensador lógico e a sigla INTP-T, na qual cada letra significa uma coisa). E como TDAH que sou, dei ALT+TAB e fui pesquisar!
Eu sei que você provavelmente já fez algum quiz do BuzzFeed, mas deixa eu te contar sobre este instrumento que também faz perguntas, mas ao invés de te dizer algo como qual banda emo você representa, resulta em uma classificação dentro de 16 personalidades. 😁
Estou falando do MBTI. O indicador Myers-Briggs é amplamente conhecido e utilizado por cerca de duas milhões de pessoas por ano.
O MBTI, ou Indicador de Personalidade de Myers-Briggs, oferece uma fascinante jornada de autoexploração e entendimento das nuances da personalidade humana. Ao longo dos anos, milhões de pessoas em todo o mundo têm recorrido a esse instrumento renomado para desvendar os mistérios de sua própria mente e compreender como interagem com o mundo ao seu redor.
Através de questionários cuidadosamente elaborados, o MBTI classifica os indivíduos em uma das dezesseis personalidades distintas, cada uma com suas características e preferências únicas. Explorar o MBTI é abrir as portas para um autoconhecimento profundo e um caminho para o aperfeiçoamento pessoal e interpessoal, proporcionando insights valiosos para indivíduos e equipes em diversos contextos.
Há mais de 100 anos, em uma época que a sociedade acreditava que mulheres não deveriam estudar para não prejudicar suas capacidades de reprodução, Katharine Cook Briggs ficou intrigada com o jeito de ser do seu futuro genro e começou seus estudos sobre personalidade.
Em 1923, Katharine e sua filha, Isabel Briggs Myers conheceram o trabalho de Carl Jung e perceberam similaridades entre suas ideias e assim ampliaram seus estudos.
E foi durante a Segunda Guerra Mundial que Isabel Briggs Myers se juntou à mãe para expandir o trabalho de tipologia. Elas estavam motivadas pelo desejo de ajudar as mulheres que estavam entrando na força de trabalho para substituir os homens que estavam lutando na guerra.
"Ao desenvolver as forças individuais, protegendo-se das fraquezas conhecidas e valorizando as forças dos outros tipos, a vida será mais divertida, mais interessante e mais uma aventura diária do que poderia ser se todos fossem iguais". – Isabel Briggs Myers
A ideia era que entender melhor os tipos de personalidade poderia ajudar essas mulheres a identificar quais trabalhos elas poderiam desempenhar melhor.
Myers levou o resto da sua vida estudando e validando o instrumento que seria publicado em 1962 sendo traduzido até para o japonês.
Isabel continuou o seu legado e ele transcendeu a sua morte, visto que agora a The Myers-Briggs Company está presente em todos os continentes e o instrumento continuou sendo atualizado e aplicado em diversos contextos promovendo o autoconhecimento e aperfeiçoamento individual e de equipes em todo o planeta.
A história: https://eu.themyersbriggs.com/en/tools/MBTI/Myers-Briggs-history
Uma versão baseada no MBTI grátis https://www.16personalities.com/br