A importância da literatura no desenvolvimento humano.
Através da literatura se cria o homem?
É possível através de simples palavras, do ato de juntar palavras se construir um homem? É como o monstro de Frankenstein de Mary Shelley.
É a fagulha da energia, o raio das palavras que tocam o nosso coração sem vida.
Criamos o homem a partir de palavras? Acredito que a literatura é o construir se o homem, revela se o homem, lavar todo o barro que se impregnou durante anos no ser humano.
Lemos para nos banhar, e quanto mais lemos, mais nos banhamos nesse rio e nunca saímos o mesmo a qual adentramos.
A literatura tem o poder de nos educar, nos orientar, revelar segredos e mistérios para a gente. As palavras tocam nosso ser, nos libertando de cadeias que nos colocamos e que a vida nos coloca. A literatura nos mostra como foi o passado, assim para sabermos de nossos antigos, para que assim nos desenvolvamos, aprendendo com os erros e falhas daqueles que estiveram antes da gente. A literatura é o combustível para a nossa imaginação, que se transforma numa máquina do tempo, nos levando para frente, para trás, ou para o próprio futuro. Vislumbres do que pode ser.
Através da literatura podemos compreender melhor o que somos e o que podemos ser. A literatura revela que antes de nós, sonhos e desejos, alegrias e medo pisaram aqui nesta terra.
Que o pó que faz a nossa realidade foi sacudido pelos pés daqueles que caminharam antes de nós. Sonhos e desejos que muitas vezes só se realizaram aqui, através de nós no século em que estamos.
A literatura educa o ser humano, tira as escamas de seus olhos, limpa o espelho da vida que estar embaçado. E revela a nós, um mundo todo que estava antes escondido diante de nossos olhos.
A maior realização de uma pessoa é saber ler e escrever. É um direito básico a todos os seres vivos dessa terra. Através dessas armas todos podem guerrear nos domínios do mundo.
A literatura é o sonhar acordado, sem precisar fechar os olhos. Sem precisar adentrar nas terras do sono. É através da literatura que podemos construir quem queremos ser.
Livros são construídos por homens, são suas verdades, verdades que às vezes se esbarram nas nossas, e por vezes, se esbarram na verdade universal.
Cada um que abre um livro, cada leitor que se põem a ler uma obra, aquelas palavras que farfalham como folhas, sussurrando ideias, pensamentos, segredos, se dispõem de ferramentas cada vez melhores para se construir, se moldar o seu próprio ser, no seu próprio molde, como um escultor cravando suas ferramentas no mármore do seu ser.
A literatura, então, é importantíssima para o desenvolvimento do ser humano. De todos os seres humanos. Por isto é preciso, sim, abrir um livro e ler ele até o final. Após terminado e meditado e se transformando por ele ir ao encontro de outro.
Um livro é apenas um livro, enquanto objeto parado numa estante, para simples função de decoração. Mas quando aberto, quando usado como objeto de utilidade, como uma faca ou uma colher, ele se transforma em mais que um simples livro, ele é vital para o viver.
Kaique Britto
Este artigo foi escrito por Kaique Britto e publicado originalmente em Prensa.li.