A importância da psicologia no mercado de trabalho
A psicologia vem se provando cada vez mais como uma ciência que pode ocupar espaços multidisciplinares e diferentes mercados de trabalho. Seu impacto vai para além da saúde mental, bem-estar e boa qualidade de vida.
Uma das áreas que essa ciência vem se provando efetiva é dentro do setor de negócios, no mercado de trabalho, para além do uso de psicólogos na equipe de Recursos Humanos (RH). Portanto, cada vez mais empresas investem no trabalho de psicologia para possibilitar uma análise pessoal, capacitação, segurança, integração da equipe e outros benefícios.
Um exemplo da importância de psicólogos dentro do mercado de trabalho é o fato de que, em 2017, mais de 75 mil pessoas foram afastadas de seus serviços por depressão e ansiedade, número que só vem crescendo.
Para que você entenda como a psicologia pode influenciar positivamente uma equipe de funcionários e uma empresa, esse texto traz uma análise de diferentes intervenções que podem ser realizadas por profissionais da área.
Como surgiu a psicologia no mercado de trabalho
O termo Psicologia do Trabalho e Organizacional passou a ser utilizado com maior frequência a partir da década de 90. Isso foi feito devido aos avanços nos estudos nas duas áreas de relevância dentro do setor.
As “organizações” foram identificadas como importantes eixos de participação e união de diferentes pessoas, dentro e fora do mercado de trabalho. Enquanto o eixo “trabalho”, é um importante elemento dentro de qualquer sociedade organizada.
Assim, a psicologia poderia se debruçar sobre estudos com relações multidisciplinares dentro das organizações trabalhistas. Com isso, principalmente a partir dos anos 2000, diversos avanços científicos aconteceram e chegaram na atuação dos psicólogos dentro de empresas e negócios de diferentes portes.
Segurança do trabalho
A segurança do trabalho é um eixo de estudo e atuação profissional que ocorre há diversos anos, principalmente com o avanço dos direitos trabalhistas no Brasil. Ela é de extrema importância para evitar acidentes e lesões, principalmente em serviços repetitivos e de alto risco.
A psicologia dentro da área de segurança do trabalho ajuda a identificar possíveis ações que influenciam de forma positiva a manutenção da saúde dos funcionários. Por exemplo, funcionários que são expostos a riscos e tensões, estão mais vulneráveis a cometer erros e se acidentar.
Assim, o psicólogo pode trabalhar a segurança mental e pessoal desse funcionário, também identificando maneiras e ações que ele pode realizar visando seu bem-estar.
Autoconhecimento e integração da equipe
O processo de análise pessoal é reconhecido como importante para o autoconhecimento. Essa habilidade intrapessoal é impactante, principalmente, dentro de equipes de trabalho que possuem um acelerado ritmo de entregas e desenvolvimento de tarefas.
Dentro de um time, pode ser difícil reconhecer limites pessoais, fazendo com que o estresse cresça e possíveis tensões surjam. Assim, pessoas com pouco autoconhecimento e estabilidade emocional, podem deixar esse estresse refletir em suas relações de trabalho.
Esse fato tem impacto direto na integração da equipe e no desenvolvimento das atividades e, por isso, cada vez mais as empresas procuram pessoas que tenham autoconhecimento, reconhecendo suas fraquezas e fortalezas.
Além disso, pessoas estáveis emocionalmente são mais propensas ao diálogo, mediação de conflitos e preocupação com o ambiente harmonioso. Com isso, cresce o número de empresas no mercado de trabalho que oferecem planos de atendimento psicológico para seus funcionários, principalmente através de startups de saúde mental.
Psicologia organizacional
A área organizacional dentro da psicologia é uma das mais conhecidas dentro do mercado de trabalho. Ela é responsável por estudar as relações pessoais trabalhistas e como se organizam esses coletivos.
Desse ramo científico surgiram diversas intervenções e dinâmicas que são utilizadas pelas empresas, principalmente no setor de Recursos Humanos. Então, a psicologia organizacional está presente desde a contratação de funcionários, até a realização de reuniões e apresentações de dados dentro delas.
Alguns dos eixos de desenvolvimento dessa área dentro do mercado de trabalho e de empresas são:
Gestão de desempenho
Liderança
Cultura organizacional
Políticas de RH
Planos de carreira
Desenvolvimento profissional e pessoal
Com isso, uma equipe que possui a atuação do psicólogo organizacional consegue não só se manter organizada e produtiva, mas também capacitar seus funcionários e desenvolver mais habilidades.
Criação de novas empresas e cooperativas
Além da atuação em empresas já consolidadas ou que possuem algum caminho percorrido, a psicologia pode atuar junto com a criação de novos espaços de trabalho.
Em startups ou cooperativas que estão lançando um serviço ou produto, é importante a definição de objetivos, visão da empresa, organização trabalhista, entre outros fatores que um psicólogo pode ter grande impacto.
Profissionais da psicologia que estudam o mundo dos negócios possuem conhecimentos multidisciplinares que possibilitam uma visão estratégica do mercado de trabalho, dos clientes e suas dores, assim como de como o produto gera valor.
Já em cooperativas, o psicólogo do trabalho possuirá ferramentas e conhecimentos para o auxílio da organização dos funcionários. Por isso, dentro das universidades de psicologia, existem diversos projetos de extensão na área trabalhista com o desenvolvimento e manutenção de cooperativas.
Marketing
O marketing é uma das áreas que vem crescendo dentro do mercado de trabalho, principalmente depois da pandemia, que fez aumentar a necessidade do marketing digital para as empresas que se adaptaram ao e-commerce.
Nos últimos anos, os estudos na área de marketing sofreram forte influência da psicologia e das neurociências, através dos estudos de grupos e comportamento humano. Assim, termos como gatilhos mentais, marketing de conteúdo, smarketing e outros ganharam força.
Com isso, cada vez mais as equipes de marketing conseguem ferramentas de mensuração do impacto de suas ações. Isso também permite com que as campanhas sejam cada vez mais impactantes para o público-alvo de um determinado produto.
Possíveis futuras atuações
Dentro da Psicologia do Trabalho e Organizacional muito se discute sobre as futuras atuações e desenvolvimentos que serão possíveis dentro do mercado de trabalho. Um tema que cada vez mais está presente nessa área é o impacto da tecnologia na organização e nas relações pessoais.
Por exemplo, o avanço da presença das Inteligências Artificiais (IA) dentro de softwares pode gerar impactos na relação das pessoas com seus dispositivos. Também pode impactar em como é desenvolvido um trabalho dentro de times nas empresas.
Outro tema muito discutido na psicologia é o avanço de distúrbios psicológicos como a Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico. Com o ritmo de vida e trabalho cada vez mais acelerado, também cresce o número de pessoas impactadas por esses distúrbios.
Então, fica claro como a psicologia há algum tempo tem impactado o mercado de trabalho e, também, como ainda existe muito campo de estudos e avanços para que os eixos “trabalho” e “organizações” sejam cada vez melhores.
Este artigo foi escrito por Lucas Dadalt e publicado originalmente em Prensa.li.