Guga iniciou a conversa falando sobre a modernização que aconteceu no mercado, desde a sua participação na fundação do Banco Original, primeiro banco brasileiro 100% digital, e que utiliza soluções Technisys. O principal ponto abordado por Guga foi como Core Banking se relaciona com o Open Finance. Segundo ele, há uma necessidade de transformar a organização numa empresa digital. Porém, se a solução a ser utilizada não for dinâmica, o dinamismo inerente do mundo digital vai matar a iniciativa.
De acordo com Guga, o que mais mudou é a certeza de que se você não tem uma experiência digital, você ficará obsoleto. O Core Banking precisa ser capaz de ir para qualquer lugar, e se integre a qualquer solução tecnológica.
Seguindo a linha de raciocínio proposta pelo Guga, o Lucas abordou como os produtos da Technisys suportam e apoiam as instituições financeiras em suas transformações digitais, bem como as auxilia na escalabilidade de seus produtos e serviços.
Segundo Lucas, modernização de um core banking não é mais simplesmente “tendência”, e sim uma necessidade real. E para atender essa demanda latente do mercado, a Technisys oferece uma plataforma Next-Gen de soluções bancárias, onde o Cyberbank Core permite a criação de um banco do zero, usando modelos baseados em APIs, permitindo a conexão com outros players de mercado como um CRM, e aos sistemas legados já existentes nas instituições, e facilitando a expansão dos negócios.
Daniel compartilhou sua vivência no Banese, quanto à adoção de um core moderno, em detrimento de um monolito. E que para ter um ambiente mais estável e que traga mais escalabilidade, o Banese adiou o lançamento de alguns produtos para implementar o seu novo core banking, com apoio da Technisys. Ele também nos trouxe uma visão sobre as mudanças culturais que a empresa precisou passar para alcançar uma maturidade adequada para se reposicionar no mercado, adotando novas tecnologias.
O grupo ainda debateu sobre mudanças no comportamento dos usuários, e como a pandemia trouxe a urgência de automatização de operações complexas, uso de tecnologias de ponta e como isso afeta a percepção dos clientes em relação às marcas.
Uma palestra completa e imperdível. Assista na íntegra no vídeo acima!
Este artigo foi escrito por Bruno Loiola e publicado originalmente em Prensa.li.