A importância e necessidade da gestão financeira para uma empresa
A gestão financeira é um quesito muito importante para qualquer empresa que deseja obter sucesso hoje em dia.
Com ela, o empreendedor passa a ter mais noção de todos os gastos que o seu negócio precisa ter e as decisões que precisam ser tomadas para se manter no mercado.
No entanto, poucas são as empresas que dão a devida atenção para este departamento e o que muitas pessoas não sabem é que esse não é o melhor caminho a ser seguido.
A gestão financeira é um conjunto de ações administrativas que tem como intuito planejar, analisar e controlar as atividades de uma companhia.
Ela é determinante para apontar quais são as limitações de recursos e até mesmo as melhores oportunidades de investimento.
Todos os dias, diversas companhias acabam enfrentando problemas financeiros e muitas delas chegam a falir por falta de administração e desconhecimento da importância da gestão financeira.
Esse problema é muito enfrentado pelos pequenos negócios, porém, os grandes nomes do mercado não deixam de correr esse risco.
Segundo a Economia SC, 30% dos MEIs acabam fechando suas portas em até 5 anos por falta de gestão financeira.
Esse alto número de falências faz com que mais empreendedores se sintam ameaçados e muitos deles desistam de abrir o seu negócio.
Tudo isso reflete de forma negativa na economia do país, o que torna tudo ainda mais complicado tanto para o comerciante, quanto para o consumidor.
Adote os 5 passos da gestão financeira
Para que os resultados de um negócio sejam positivos, é indispensável seguir alguns passos que devem ser adotados na rotina de uma empresa.
Eles são conhecidos como os 5 passos da gestão financeira e têm a missão de auxiliar e administrar todos os pontos que requerem atenção.
Veja quais são eles:
planejamento;
direção;
comunicação;
controle;
avaliação.
Cada um deles requer atenção e um nível de conhecimento que, por muitas vezes, faz necessário o auxílio de um especialista.
Por conta disso, os profissionais de finanças são peças chave em um negócio, independente de qual seja o seu tamanho.
Isso nos mostra que a gestão financeira atua em diferentes ramos, que vão muito além do planejamento.
Empresas que se planejam mas não colocam a mão na massa também acabam obtendo problemas financeiros que, por muitas vezes, acabam se tornando irreversíveis.
É preciso ter em mente que ela precisa estar alinhada com todos os processos organizacionais, para que os resultados sejam ainda melhores.
Seguir esses passos da forma correta será a única maneira de conseguir manter a sua empresa de portas abertas e, consequentemente, competitiva no mercado.
Este artigo foi escrito por Lucas Dadalt e publicado originalmente em Prensa.li.