A Indústria 4.0 e seus impactos
Profissionais que atuam nas áreas das tecnologias precisam estar atentos às inovações pelas quais a sociedade está passando. E uma delas é a indústria 4.0.
Muito se fala sobre essa nova tecnologia, mas poucas pessoas sabem realmente do que se trata e quais seus impactos nas organizações e na vida de quem deseja ter uma carreira de sucesso.
Para tirar essas dúvidas, esse artigo vai explicar o que é a indústria 4.0 e como se preparar para os seus impactos.
O que é indústria 4.0?
A indústria 4.0 é conhecida como a quarta revolução industrial. Trata-se de um conceito que aborda a inclusão da internet na indústria e nos processos produtivos, englobando as inovações tecnológicas nas áreas de automação industrial e tecnologia da informação.
Dentro desse contexto, leva-se em consideração um ambiente em que os equipamentos e meios relacionados ao processo de manufatura estão todos conectados em redes e gravados em um banco de dados. Essa linha de pensamento é denominada de Internet das Coisas.
O objetivo da indústria 4.0 é o de chegar ao conceito de manufatura inteligente, a qual se caracteriza pela eficiência dos recursos, melhora na ergonomia e capacidade de adaptação.
Quais os benefícios que essa inovação proporcionará?
Com a Internet das Coisas, os processos de produção se tornam mais eficientes, customizáveis e autônomos.
Dessa forma, os fabricantes podem melhorar seus serviços, levando ao aumento da satisfação do cliente. Os produtos inteligentes que resultam desse plano de ação, fazem com que os fabricantes se tornem mais competitivos no mercado.
Outro benefício é o de que esse desenvolvimento vai auxiliar no valor adicional de cada objeto. A experiência do cliente pode melhorar com a implantação de serviços baseados em informações que são enviadas pelo próprio produto.
A prática da indústria 4.0 também reduz o consumo de energia e aumenta o tempo de atividade do maquinário.
Como se tornar um bom profissional para esse cenário?
Depois de tirar as dúvidas sobre o que é a indústria 4.0, seus conceitos e benefícios, é relevante saber como se tornar um profissional apto para atuar nesse cenário. Para isso, confira as dicas abaixo:
1) Tenha boa capacidade de adaptação
As tecnologias surgem cercadas de novas inovações, as quais pedem uma mudança na forma de atuação dos profissionais. O mesmo acontece com a indústria 4.0.
Essa tecnologia ainda é nova no Brasil e para conseguir ser um profissional de sucesso nesse contexto, é preciso ter capacidade de se adaptar às novas situações.
Tudo está muito relacionado, em um ambiente no qual a internet é a base dos projetos e que é necessário mesclar a manufatura tradicional com o chão de fábrica automatizado.
2) Estude outros idiomas
Quem não domina os principais idiomas, além de sua língua pátria, não consegue atuar profissionalmente nesse cenário.
Novas tecnologias, muitas vezes, são apresentadas em pesquisas e materiais de outros países e também há uma mudança nos modelos de negócios que aumenta o diálogo entre povos estrangeiros. Por isso, é imprescindível ter habilidade com os idiomas universais, como o inglês e o espanhol.
3) Saiba atuar em ambientes complexos
Aqui cabe remeter à necessidade de o profissional adquirir vasto conhecimento para trabalhar em ambientes nos quais há grande comunicação entre áreas diferentes.
Por exemplo, existem projetos nos quais os sistemas de tecnologia da informação precisam se comunicar com a parte mecânica. Dessa forma, o profissional eficiente deve saber atuar nessas duas áreas. Caso não tenha tido essa formação multidisciplinar na graduação, é importante fazer outros cursos de capacitação e qualificação.
4) Conheça novas estratégias de inovação
O profissional que deseja ser bem-sucedido ao atuar com a Internet das Coisas, precisa ter versatilidade e também conhecer as estratégias de inovação.
Para adquirir essas habilidades, ele deve se aperfeiçoar por meio de leituras de artigos em revistas especializadas, participar de congressos na área e ter grande apreço pela pesquisa.
É preciso ter essas características porque as indústrias cada vez mais solicitam para compor seu quadro de funcionários, profissionais capazes de desenvolver e manter projetos inovadores.
As empresas brasileiras já estão implantando o sistema de indústria 4.0 e contratando profissionais para fazer parte desse grande avanço tecnológico e industrial. Você está preparado? Saiba mais sobre o tema, seguindo nossas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Silvana Bárbara G. da Silva e publicado originalmente em Prensa.li.