A Magia dos Andes
Se você é daqueles aficionados por viagens, tem wonderlust como um lema de vida, ou simplesmente está procurando por alguma coisa diferente para usufruir na Netflix na próxima sexta-feira à noite, o documentário da Netflix é uma ótima opção.
Em 10 episódios hipnotizantes, viajamos por lindas paisagens excepcionais pelo ponto de vista de cinco personagens que têm alguma conexão com a cordilheira mística.
Dirigida e produzida por Luis Ara, a série traz uma imersão completa pelo paredão rochoso que envolve boa parte de nosso continente. E falando nele…
Como os Andes afetam a economia e a cultura das regiões?
Uma das peculiaridades mais incríveis do documentário, é que ele nos mostra, através de paisagens exuberantes, como a montanha mágica afeta as economias locais de cada país, como por exemplo, alguns vilarejos incrustados escondidos nas rochas e que dependem de cidades vizinhas para fornecer suprimentos ou mesmo terem qualquer informação sobre o mundo.
E além do aspecto econômico, um detalhe muito importante é como a Cordilheira dos Andes está completamente envolvida nas culturas locais, e como cada uma trata a gigante montanha de maneira diferente, influenciando os povos indígenas do Peru e da Bolívia, por exemplo. Em um dos episódios, você acaba por conhecer mulheres andinas de Machu Picchu, que além de desenvolverem atividades econômicas locais, criaram também uma liga amadora de futebol.
De Ushuaia à Bogotá
Além de mostrar os aspectos econômicos e culturais, não podemos deixar de lado, é claro, os aspectos geográficos, afinal, estamos falando de uma cordilheira.
Saindo das terras gélidas de Ushuaia, conhecida como Fim do Mundo, por ser a cidade mais ao extremo da América, na Terra do Fogo (irônico, por se tratar de um lugar absurdamente frio), a série documental passa também pela verdejante Machu Picchu, pelo lindo Lago Titicaca e as praias do Peru, e chega à Colômbia, Equador e Venezuela, com suas cidades muito acima do nível do mar, que permitem uma visão panorâmica arrebatadora.
Com os 6 episódios da primeira temporada lançados em 2019 e mais 4 lançados em 2021, a série é um verdadeiro passeio para você aproveitar relaxado no sofá, e já planejar um mochilão “por aí” na América do Sul.
Imagens - Divulgação/Netflix
Este artigo foi escrito por Matheus Thomaz Rossi e publicado originalmente em Prensa.li.