A meditação e o silêncio fazem diferença no seu cotidiano
Imagem - Keegan Houser - via Unsplash
Por volta de 1925 o inventor e escritor Hugo Gernsback, inventa o ISOLATOR um capacete feito para isolar o usuário dos barulhos externos e evitar distrações.
O ISOLATOR era feito de madeira maciça e tinha uma pequena abertura na altura dos olhos, fechada com vidro, por onde o usuário conseguia ver mas estava bem limitado, sendo capaz de enxergar apenas as páginas que estavam à sua frente.
Para a pessoa que usasse esse estranho capacete não morrer sufocada, o ISOLATOR vinha com uma garrafa de oxigênio.
“Talvez a coisa mais difícil que um ser humano enfrenta seja o pensamento longo e concentrado”
Hugo Gernsback
A existência desse capacete nos mostra como a concentração e o silêncio interno são preciosos para todos.
Se um grande escritor já pensava sobre a distração na década de 20 do século passado, imaginem como estão as distrações hoje em dia.
São claros os efeitos nocivos que todas as distrações fora de hora trazem para o nosso dia a dia, tais como, o não dormir direito, a irritabilidade e o estresse.
Existem também os efeitos sociais, por exemplo o cansaço contínuo e a vontade de não fazer nada.
O ISOLATOR poderia até ser bom para isolar os sons externos, mas se você não souber controlar seus sons internos, sua concentração nunca vai ser boa.
Não existe silêncio na mídia
No podcast Inteligência Limitada (Inteligência LTDA), Rogério Vilela e a convidada Mariana Ferrão, tiveram uma pequena conversa sobre o silêncio.
Nela falaram sobre como ficar realmente em silêncio ajuda a pensar melhor e que o silêncio antes de responder ou nas palavras da Mariana Ferrão “ sentir a resposta” ajuda a pessoa a responder com mais propriedade.
Rogério Vilela falou uma coisa interessante, durante esse trecho do bate papo, relembrando o tempo que era radialista.
“No rádio não pode ter silêncio”
Essa frase foi até foco de alguns comentários de usuários do youtube, que esclareceram que o conceito de não poder ter silêncio no rádio veio no sentido de se a estação ficasse em silêncio, que na verdade ficava um som chiando, o ouvinte mudava de estação, pensando que aquela havia saído do ar.
Não sei se é verdade.
Lembrei de uma vez que ouvia o programa do Milton Neves no rádio, ele chamava a atenção dos outros locutores para serem mais ágeis nas falas evitando assim momentos de silêncio.
Com a televisão ligada é impossível ficar em silêncio.
Somente na MTV entre 2004 e 2005 existia uma propaganda que dizia “desligue a tv e vá ler um livro”.
Hoje seria impossível uma iniciativa assim , já que a concorrência faz as emissoras disputarem a atenção do público brutalmente.
Acredito que a simples menção de perder audiência para um livro ou algo que fizesse o telespectador desligar a televisão,faria qualquer patrocinador arrancar os cabelos.
Falei sobre o rádio e a televisão , mas existem inúmeras coisas que nos distraem, desde chamadas no celular até notificações de redes sociais,hoje em dia fica cada vez mais difícil ficar consciente dos nossos pensamentos.
O artista Murilo Gun, fala hoje em dia sobre autoconhecimento.Em uma entrevista disse que ficava quarenta minutos em silêncio sempre , fazendo isso conseguia acessar pensamentos mais profundos.
Muita gente quando ouve falar sobre silenciar os pensamentos, diz que é impossível ficar parada e respirando.
Acham que chegar nesse nível de concentração é coisa para grandes monges, pessoas extremamente calmas ou com grande dons.
Exatamente pela pessoa ser agitada, ela precisa um pouco de calmaria.
Acalmar os pensamentos através da meditação
O site Zenklub nos fornece uma definição ótima para meditação:
“A meditação é uma prática de regulação do corpo e da mente que treina a focalização da atenção, para alcançar tranquilidade, concentração, redução de estresse e ansiedade.
Além dos benefícios para a mente, a meditação também possui efeito na saúde física, atuando na regulação do sangue, pressão arterial e frequência cardíaca.
Os efeitos da meditação também podem ser observados a longo prazo. Estudos já comprovaram que o esforço para manter o foco é muito menor em pessoas que realizam a prática com frequência.”
Existem muitas técnicas para meditar ,o mais importante é ter a vontade de querer começar.
No youtube existem dezenas de vídeos sobre meditação que podem te ajudar , um dos principais na minha opinião é o “Meditação em um minuto”, que ensina uma técnica fantástica, na qual qualquer um pode usar no dia a dia.
Meditação no Brasil e no mundo
A prática da meditação está cada vez mais difundida no Brasil e no mundo.
Institutos e pessoas sérias investem tempo e estudos para ajudar cada vez mais pessoas a ficarem em paz consigo mesmas.
Um exemplo é o MARC Mindful Awareness Research Center que é um Centro de Pesquisa de Conscientização ligado à Universidade da Califórnia em Los Angeles.
Lá eles fazem as mais diversas pesquisas sobre meditação, estilo de vida mais sereno e como isso pode interferir em doenças e no comportamento humano.
Aqui no Brasil temos o Centro Cearense de Mindfulness- ccMind.
No site é explicado que Mindfulness é mais que uma técnica de meditação, é um estado de espírito, onde você chega a estar consciente de si mesmo e de tudo à sua volta.
Isso faz com que sua vida e a sua saúde melhore muito.
Seja praticando Mindfulness ou seja praticando qualquer técnica de meditação, o importante é que você consiga algum tempo para ficar em silêncio.
Espero que esse texto tenha te deixado mais calma ou calmo, pense, meditar não é só para pessoas com dons especiais ,só basta vontade e se abrir para o silêncio.
Este artigo foi escrito por Cássio Racy e publicado originalmente em Prensa.li.