đ A nova era das experiĂȘncias personalizadas
Os Ășltimos anos aceleraram a tendĂȘncia de quase duas dĂ©cadas.
Bom dia,
Os Ășltimos trĂȘs anos trouxeram mudanças significativas para as empresas globais, principalmente no atendimento ao cliente, devido aos impactos da pandemia e Ă instabilidade econĂŽmica. Esta transformação foi amplamente impulsionada pela evolução nas expectativas dos clientes.
O relatĂłrio CX Trends 2023 da Zendesk revela que 78% dos consumidores desejam que a IA sintetize dĂșvidas para uma rĂĄpida resolução por agentes humanos. A adoção consciente da IA, como destaca o professor Roberto Kanter, da FGV Brasil, tem o potencial de criar conexĂ”es emocionais, desde que baseada na transparĂȘncia e autenticidade.
Em entrevista Ă Valor EconĂŽmico, David Ruiz, diretor de engenharia do iFood BenefĂcios, ressalta alguns dos benefĂcios que as IAs generativas oferecem.
âO uso de IA permite um processo de avaliação muito seguro e bem direcionado porque utilizamos parĂąmetros, ou seja, nossos valores entram nesse contextoâ, diz Ruiz.
Declaração de Bletchley: novo pacto envolve cibersegurança e IA
Novo marco de cooperação em questĂ”es relacionadas Ă integridade da informação em crises coloca como principais objetivos âidentificar riscos de segurança da IA de preocupação compartilhadaâ
Batizado de Declaração de Bletchley, o acordo entre EUA, China, Reino Unido e mais 25 paĂses anunciaram apĂłs uma segunda reuniĂŁo ministerial do Conselho de ComĂ©rcio e Tecnologia EUA-UE (TTC), realizada em Paris, no dias 15 a 16 de maio de 2023.
Qual Ă© o objetivo do acordo?
Com o objetivo regular sistemas de inteligĂȘncia artificial (IA) considerados de ponta, o documento coloca como principais objetivos âidentificar riscos de segurança da IA de preocupação compartilhadaâ, usando como base evidĂȘncias cientĂficas para compreender o impacto na sociedade, alĂ©m de âconstruir as respectivas polĂticas baseadas em riscos em nossos paĂses para garantir segurançaâ.
Por que agora?
Com carĂĄter de urgĂȘncia em razĂŁo da guerra da RĂșssia contra a UcrĂąnia, como um novo marco de cooperação em questĂ”es relacionadas Ă integridade da informação em crises, particularmente no que diz respeito Ă tentativa do Kremlin de âmanipular e censurarâ informaçÔes.
Desenvolvedores e Analistas de Negócios exploram a sinergia entre IA e Low-code para impulsionar inovação
Uma pesquisa recente da Prosper Insights & Analytics revelou que cerca de 8-14% das pessoas, representando vårias geraçÔes, jå utilizam o ChatGPT para desenvolvimento.
A integração de IA na geração de código levanta questÔes sobre a confiabilidade e a eficåcia, especialmente ao considerar as respostas incorretas e verbosas fornecidas pelo ChatGPT em perguntas de programação.
As plataformas Low Code e a IA adotam abordagens diferentes para gerar código. As ferramentas Low Code jå foram avaliadas por arquitetos empresariais para adoção em suas empresas e muitos aplicativos criados por ferramentas low code jå foram implantados para uso do cliente final.
No momento, a inconsistĂȘncia nas respostas tem atormentado o ChatGPT. O paradigma do copiloto foi utilizado quando um desenvolvedor pede a um copiloto para gerar cĂłdigo em um nĂvel de função. Grandes perĂodos de ciclos de desenvolvimento sĂŁo gastos na manutenção e atualização da pilha de soluçÔes tecnolĂłgicas apĂłs a criação da V1. - Prasanth Reddy - Senior Director of Product Management of WaveMaker
Novas diretrizes do Reino Unido e dos EUA para cibersegurança na InteligĂȘncia Artificial
Com o intuito de potencializar ao mĂĄximo a InteligĂȘncia Artificial (IA) e resguardĂĄ-la contra ameaças cibernĂ©ticas, o Centro Nacional de Segurança CibernĂ©tica (NCSC) do Reino Unido e a AgĂȘncia de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura (CISA) dos EUA uniram esforços para criar diretrizes que orientem o desenvolvimento seguro de sistemas de IA.
Estas diretrizes inovadoras representam um marco por serem as primeiras do gĂȘnero a serem globalmente aceitas, contando com o apoio de agĂȘncias de outros 17 paĂses que endossaram e coassinaram o documento.
O NCSC explicou que o propĂłsito dessas diretrizes Ă© auxiliar os desenvolvedores de sistemas de IA a tomar decisĂ”es relacionadas Ă cibersegurança em todas as etapas e nĂveis do processo de desenvolvimento. Esta abordagem, conhecida como 'safe by design', ressalta a importĂąncia de considerar a cibersegurança como uma condição essencial para a segurança do sistema de IA desde o inĂcio do desenvolvimento.
Até a próxima!