A organização financeira do freelancer de sucesso
Um dos aspectos que podem garantir maior tranquilidade na sua jornada como profissional freelancer é a organização financeira. Ela é fundamental para o controle das despesas mensais e para que você possa planejar momentos de descanso como as suas férias. E vamos combinar que deitar de noite a cabeça no travesseiro sem ter que pensar nas contas atrasadas tem um efeito relaxante, não é mesmo? Por isso, fique de olho nas dicas a seguir que vão facilitar a sua vida!
1. Anote suas despesas mensais
O primeiro passo é saber qual o seu custo de vida mensal. Para chegar a esse valor, você deve anotar em uma agenda ou em um arquivo no seu computador gastos importantes que você tem mensalmente como o aluguel ou financiamento de imóvel, contas de água, energia, internet, cartão de crédito, academia e alimentação.
Você pode fazer isso inclusive com o auxílio de uma planilha. O intuito aqui é ter uma ideia clara de quais os seus custos, conhecimento fundamental para que você tenha organização financeira. Atualmente também existem aplicativos que ajudam nessa tarefa. Como eu sou péssima em planilhas no Excel, faço um controle no próprio word e calculo as despesas com a ajuda da calculadora do computador. O exemplo é só para que você perceba que esse processo pode ser feito de diversas formas.
2. Aprenda a economizar
Aprender a economizar é algo importante para todas as pessoas, contudo, para quem é freelancer isso faz parte da receita de sucesso. Como em alguns meses haverá oscilação de clientes e você pode receber menos que no mês anterior é vital que você conte com uma reserva financeira para não desequilibrar as finanças. Essa economia também pode ser utilizada para que você faça uma viagem no seu período de férias.
Por essa razão, a educação financeira é a chave que pode oferecer acesso a uma vida de freelancer mais tranquila. Logo, busque conhecimento sobre o tema, procurando como montar sua reserva de emergência e quais investimentos são mais propícios para guardá-la no seu banco. Vale lembrar que parte do seu dinheiro deve estar em investimentos com liquidez diária, como CDB ou poupança para que possa ser retirado imediatamente caso você necessite.
3. Fidelize clientes
Fidelizar os clientes é uma boa estratégia para garantir parte da sua renda mensal. Na vida de freelancer em geral se trabalha por projeto. Porém, você pode tentar fidelizar alguns clientes oferecendo um combo de serviços ou fazendo uma promoção caso ele feche um pacote grande com você. Essa sugestão pode ser aplicada também com clientes com quem você já trabalha oferecendo serviços pontuais. Converse com eles e ofereça pacotes mensais. Assim, você garantirá entradas de dinheiro na sua conta que podem ser direcionadas para algumas das despesas fixas ditas anteriormente.
4. Busque fontes de renda passiva
A renda passiva é um tipo de renda que não depende continuamente do seu trabalho direto, ou seja, acontece sem demandar o seu esforço intelectual ou físico todos os meses. É o caso de um infoproduto que você possa vender. Nele, você deverá investir inicialmente tempo e trabalho de desenvolvimento. Mas, depois de pronto, ele pode ser divulgado e vendido sem o seu esforço direto. Outra opção é a oferta de serviços e produtos complementares como mentorias ou cursos rápidos que podem rentabilizar seu negócio de freelancer. Anotou essas dicas?
Bônus
Para contar com alguma garantia como trabalhador, é importante que você contribua para o INSS como autônomo. Isso fará com que você possa se aposentar futuramente, além de contar com benefícios como auxílio-doença e salário-maternidade. Por isso, muitos autônomos optam por se formalizar como MEI já que assim você garante seu cadastro como pessoa jurídica (CNPJ), e poderá emitir notas fiscais, o que inclusive ampliará o leque de oportunidades para o seu negócio.
Quando o seu negócio decolar, pense também na possibilidade de fazer uma previdência privada no banco de sua preferência. Esses cuidados são importantes para que seus ganhos atuais tragam um futuro com o mínimo de tranquilidade para você e sua família.
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.