A profissão de modelo e manequim
Como é a profissão de um modelo e manequim? Modelo é uma profissão, na qual a pessoa que a exerce estará, de certa forma, fazendo o empréstimo do corpo ou da imagem para ser usado na promoção de um produto ou marca.
Modelo e manequim
O papel do modelo não é necessariamente aparecer, mas servir de base para o destaque do item anunciado.
Os modelos são as pessoas que promovem e exibem produtos comerciais, ajudando na propaganda de uma marca, ou até mesmo de uma ideia. Embora o mundo da moda, com as marcas famosas e os desfiles grandiosos, seja o mais conhecido, a modelagem pode ser usada na publicidade de todo o tipo de produtos e serviços.
Apesar de que os modelos não sejam atores, nem bailarinos, eles podem fazer trabalhos para anúncios publicitários em vídeo, por exemplo, em campanhas publicitárias e fashion films. No entanto, no caso de testes para elenco de alguma produção cinematográfica, é comum contratarem-se atores e não modelos.
O que faz um modelo?
Mas, afinal, o que faz um modelo? Como mencionado anteriormente, o modelo cede a sua imagem para publicitar, divulgar ou apresentar um produto ou serviços, de qualquer tipo.
Ele pode trabalhar apenas com fotografia ou desenho, ou pode trabalhar ao vivo, em desfiles ou feiras, por exemplo. Além disso, ele também pode ser contratado para recepcionar algum evento, sendo de natureza fashion ou não.
A beleza é, sem dúvida, um requisito obrigatório, mas está equivocado quem diz que esse é o único atributo que um modelo deve ter, pois a beleza apenas não basta, uma vez que ele o modelo deve ter altura e peso ideias, caso seja um modelo fashion, além de ter carisma, profissionalismo e postura. Ou seja, não adianta ter uma cara bonita se depois, na hora de fotografar, não tiver uma atitude que cative a câmara, ou então, não ser pontual e não levar a sério o trabalho do resto da equipe.
Muitas pessoas têm o senso comum de achar que para ser modelo não é preciso estudar, mas é realmente necessário estudar para essa profissão? E a resposta é sim, pois é preciso se especializar e se profissionalizar, para que seja um profissional qualificado e competente.
Para se profissionalizar nessa carreira, não é preciso uma formação num curso superior, pois o modelo pode realizar cursos de formação de modelos, que ensinam todos os conhecimentos que ele deve ter para desempenhar bem o seu papel.
Sendo assim, o modelo deve estudar sobre o mercado da moda, história da moda, idiomas, cultura de diversos países, etiqueta, passarela, desenvolvimento pessoal, fotogenia, fotografia, atualidades, maquiagem, entre outros assuntos. Além disso, é imprescindível que o modelo tenha bem definida a sua ética e moral, para se manter fiel a si mesmo e tratar com respeito a todos.
A respeito do mercado de trabalho para os modelos, a concorrência é muita e as vagas são poucas. Além disso, os requisitos para entrar nesta carreira são exigentes, o que torna a entrada no mercado de trabalho ainda mais difícil.
Além de ser difícil a entrada, este é um setor muito irregular, pois não é um trabalho constante. Durante o ano, vão haver meses que vais trabalhar muito, e outros que não surgirão trabalho nenhum, por isso é importante que o modelo esteja preparado profissionalmente, fisicamente e psicologicamente para os desafios que a carreira de modelo traz.
As vagas de emprego surgem mais quando a economia está melhor, porque se investe mais em publicidade. No entanto, quando a economia não é favorável, ou quando passa por momentos de crise, o mercado de trabalho para os modelos passa por dificuldades.
Inicialmente, o modelo trabalha para agências de moda, as quais fazem a intermediação entre as marcas e os modelos. No entanto, é possível trabalhar em exclusivo para uma marca, especialmente quando já conseguimos alguma reputação.
Este artigo foi escrito por Brenda Natália e publicado originalmente em Prensa.li.