A Refundação do Brasil – Saindo do eterno título de “País do Futuro” para o Futuro Presente
Imagem: stockfilmstudio / Envato Elements
Olá!
Eu sou um brasileiro, como outros 214 milhões. Sou um apaixonado pelo país, e por todo o potencial que ele tem.
Tenho em minha cabeça muitas ideias de coisas que podem fazer com que esse país deixe de ser o sempre dito “país do futuro” e passe a exercer sua capacidade de efetivamente fazer a diferença para a humanidade.
Creio piamente que o futuro do planeta reside em solo brasileiro, e pretendo destrinchar em uma série de materiais, embasados em documentos oficiais, pesquisas, e opiniões de especialistas em diversos assuntos, em diversas matrizes de pensamento, caminhos para que possamos chegar lá.
O Gigante Adormecido
Só para iniciar, temos alguns dados macros que são importantes para termos um ponto de partida para a identificação de todo esse potencial: Somos um continental, o quinto maior do planeta, com 8.547.403 km² de extensão, e que está em uma faixa privilegiadíssima do planeta, com boa parte do país situado entre os trópicos de capricórnio e a linha do equador, de clima predominantemente tropical, e que, diferentemente de muitas regiões do planeta, somos um país que praticamente não tem: terremotos, maremotos, furacões, tufões, neve, clima desértico, montanhas e depressões geográficas relevantes.
Temos um clima relativamente estável comparado a outros países, e não temos interrupções significantes em operações nas cidades e no campo, com exceção das decorrentes de eventos climáticos que não são de exclusividade brasileira, como os causados pela mudança climática, aquecimento global, El Niño, La Niña, e outros eventos de escala global. Como diz a canção “um país abençoado por Deus, e bonito por natureza – Mas que beleza!”
Terra onde Tudo Dá
- Temos apenas 7,8% de área total do país ocupada com agricultura e pecuária, totalizando 65.913.738 hectares, enquanto a média mundial é de 20 a 30%, e ainda sim ocupamos o 5º lugar em área total ocupada para esse fim, tendo mais de 65% de todo o território preservado.
- Temos um dos maiores potenciais agrícolas ainda inexplorado, e com um dos maiores índices de produtividade por hectare do planeta, sendo responsável pela produção de 10% de todo o alimento consumido pela população mundial.
- Temos a maior reserva de água doce do planeta. O índice de água disponível no Brasil é de 8.233 km³ de água própria para o consumo por ano, simplesmente a quantidade do Canadá, da Indonésia e da China somadas, ou o dobro da quantidade disponível na Rússia. Enquanto muitos países têm de importar água, ou gastar fortunas convertendo água do mar em água doce, nós temos reservas infindáveis de água doce disponível!
Turismo, Energia e População
Somos o 16º país em extensão de litoral em do planeta. Temos uma das maiores quantidades de praias com sol e calor disponível do mundo, com um potencial turístico ainda pouco explorado, em comparação com outros países.
Com essa extensão territorial, posição geográfica e de extensão de litoral, o Brasil ainda se torna uma das maiores potências para energias renováveis, como eólica e solar, podendo ser um dos maiores produtores do planeta nesses recursos nos próximos anos. Nossa densidade demográfica é cerca de 25 habitantes por km². É 1/3 da densidade demográfica da Europa, 1/4 da Ásia, e quase metade da densidade da África.
Temos uma realidade muito confortável em relação a boa parte do planeta, tendo muito espaço disponível para expandir populacionalmente. Temos cerca de 9% de toda a reserva mineral do planeta, sendo grande produtor de petróleo, ferro, bauxita, cobre, estanho e outros minerais importantes para a cadeia produtiva mundial.
Com todos esses recursos à nossa disposição, deveríamos ser uma grande potência mundial, certo? Mas infelizmente não é bem assim que funciona. Desperdiçamos muito tempo, dinheiro e recursos com situações que impedem que nosso país saia da condição de “país em desenvolvimento”, “país de terceiro mundo”.
O Sistema impede que esse status mude, pois a desgraça do país dá muito dinheiro para alguns poucos núcleos, deixando o restante da população à mercê da intenção de poucos. Um país e um povo forte impedem a ascensão dos corruptos, mercenários e pessoas que enriquecem às custas da desgraça da maioria.
Nos próximos capítulos, abordaremos os principais motivos que puxam o país para baixo, impedindo a ascensão do Brasil a potência mundial. Os principais assuntos abordados serão:
- Cultura / Conceito de civilidade / Orgulho nacional / Respeito à diversidade
- Educação / Quebra do Sistema Atual de Ensino / As muitas realidades da educação Brasileira
- Saúde / Saneamento / SUS
- Investimentos em Infraestrutura / Custo “Brasil”
- Política - Sistema Eleitoral / Representatividade
- Tributos – Equalização das realidades Brasileiras e unificação do sistema tributário do País
- Justiça – Código Civil / Sistema Judiciário / Código Penal / Sistema Carcerário / Combate ao Crime e Corrupção / Reinclusão à sociedade.
- Natureza – Ecologia / Sustentabilidade / Gestão de Resíduos
Convidarei para a discussão dos assuntos especialistas e pensadores das áreas a serem abordadas, para dar embasamento e ideias para a resolução de problemas que nos impedem de crescer, e nos colocar na rota da inclusão, da produtividade, da representatividade, da civilidade, da tecnologia, da evolução do país a patamares jamais vistos.
O Brasil do Futuro nos espera!
Nos vemos na próxima matéria, onde abordaremos os fatores culturais que nos fizeram chegar até aqui, e que nos prendem a uma realidade que trava oportunidades de crescimento como nação.
Este artigo foi escrito por Fernando Matt e publicado originalmente em Prensa.li.