A única bomba que Arthur do Val fez explodiu no seu colo
"Em tempo de guerra, mentira como terra”. O provérbio português, cuja origem se perdeu nos tempos, nunca deixa de ser atual em qualquer conflito armado ou não armado. Vale, portanto, desde momentos eleitorais até a atual guerra da Ucrânia, quando também a guerra de narrativas contraditórias revela obrigatoriamente que alguém mente.
O deputado estadual Arthur do Val, conhecido pela alcunha “Mamãe Falei”, veio a contribuir no corolário de mentiras com requintes de sandice. A mentira, ainda que condenável, funciona na guerra com uma finalidade entre os contendores. No caso do parlamentar, além de condenável, foi gratuita e imoral. Infelizmente a repercussão ultrapassa sua polêmica figura; atinge as mulheres de maneira geral, primeiramente, depois o país e o órgão onde exerce o seu mandato.
A pretexto de auxiliar na produção de coquetéis Molotov, o deputado, secundado por uma liderança do Movimento Brasil Livre (MBL), aterrissou na área do conflito. Quantas bombas o parlamentar ajudou a fazer é uma incógnita; nem ele mesmo se dispôs a revelar os números. De qualquer forma, a sua contribuição teve um caráter óbvio.
O então pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo buscou relevância usando o conflito como pano de fundo. A atividade a que teria se dedicado é irrelevante, já que fazer coquetéis Molotov é algo bem simples e acredito que os ucranianos dão conta disso. Outra coisa seria usá-los e isso deve ter passado longe dos pensamentos do deputado.
Sendo ele mesmo uma bomba, considerando seu histórico polêmico, resolveu detonar-se. Os áudios gravados em um momento de empolgação – segundo o seu autor – carbonizaram sua figura. Narcisista e confiante na discrição de seu grupo de amigos, desfiou um rosário de obscenidades temperado com sua indiferença ao sofrimento humano, que é um dos componentes de sua superficialidade. Se sua fala já seria um escândalo em qualquer contexto, o fato de se referir a mulheres vítimas de uma guerra irracional agravam-nas em nível imensurável. As fotos que produziu junto a bombas caseiras acabaram queimando o filme.
As consequências para o deputado já começam a vir. Entretanto, o prejuízo é irreparável. Embora não conheça as mulheres ucranianas, tenho como concluir que estão extremamente ocupadas e preocupadas em proteger suas famílias e a si mesmas da grave agressão do exército russo. Só mesmo Do Val para entender que elas estavam ali para flertá-lo.
As suas observações desairosas só provam a inutilidade da sua viagem do ponto de vista humanitário. Suas intenções foram mentirosas, suas observações foram imorais e mentirosas, sua postura foi machista e sexista. Ainda assim, há um resultado útil que pode ser esperado: o seu desterro da paisagem política.
Este artigo foi escrito por Renato Assef e publicado originalmente em Prensa.li.