A vida é complicada ou é a gente que complica tudo?
A vida é complicada ou é a gente que complica tudo?
Acho que é às vezes a gente que complica tudo, mesmo. Complica por colocar nossos egos à frente de tudo. Por pensar mais em nós mesmos, em primeiro lugar, do que no outro. Complica por querermos algo para agora, este exato momento, sem nos preocupar se estamos ou não preparados, só sabemos que queremos.
Somos crianças mimadas, fazendo birra no chão.
Complicamos por viver no amanhã, sendo que ainda nem vivemos no hoje. Jesus já tinha dito, Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. "
E, para cada dia, o seu leão é o suficiente.
Complicamos por nos prender ao passado, por segurar com mãos firmes as decepções, as mágoas. Complicamos por não liberar perdão e por não nos perdoar.
Perdoar é a chave da cela onde você mesmo se coloca. Perdoe e abra essa cela.
A gente complica as coisas... A vida já é complicada por si só.
Mas a gente ainda inventa mais. Inventa cada coisa para nos martirizar... Para nos deixarmos mais embolados nessa rede de complicações.
Ah, a gente é essa complicação.
Precisamos aprender a ser menos complicados, a descomplicar coisas que não precisam ser complicadas.
A sermos mais descomplicados que complicados.
Vês a complicação?
Sim, a vida é complicada. Não tiro isso do caminho. Mas nós também somos complicadíssimos.
Olhe para a estrada que você já percorreu e veja o milagre que tu és.
Engraçado como a gente fica esperando sempre pelo o que vem à frente. É a nossa ansiedade tomando lugar em nossas vidas e, ao invés de nos apressar, somente nos atrasa. O que nos faz muitas vezes chegar depois da hora marcada.
Engraçado como a gente sempre fica esperando por milagres a toda hora de nossas vidas. Sem saber que nós somos os milagres de nós mesmos, somos os milagres só por estarmos aqui, onde nos encontramos agora.
Ficamos sempre esperando pelo milagre que Deus pode fazer em nossas vidas.
Mas não percebemos os milagres que ele já fez.
Olhando para trás, para a estrada em que eu já percorri, eu vejo o milagre que sou.
Precisamos apreender a agradecer por tudo o que passamos e conseguimos superar e por hoje estarmos aqui de pé diante da estrada à frente.
Eu sou um milagre! Um milagre por ter conseguido passar por tantos choros, derrotas e tristezas que tive pelo caminho. Eu sou um milagre! Pois estou aqui hoje diante dessa estrada a minha frente. Passei por tanto e tanto e estou aqui.
Dizem que não devemos olhar para o passado. Mas, às vezes, é bom, é necessário. É preciso!
Não estou dizendo que deves ficar preso em seu passado. Digo que deves refletir sobre seu passado para, às vezes, você perceber o milagre que você é.
Tudo tem que ser na medida certa. Podemos descomplicar a vida e viver melhor a cada dia. Sem ficar preso no passado, mas olhar às vezes para trás e olhar para o tamanho da estrada que percorremos e ainda podemos muito mais.
Vamos descomplicar mais a vida, e dar mais valor a toda a nossa história.
Kaique Britto
Este artigo foi escrito por Kaique Britto e publicado originalmente em Prensa.li.