A Black Friday traz grande pressão para a indústria com relação à segurança de informações e utilização de dados. Por isso, é imprescindível ter uma estratégia digital bem estabelecida. Veja como obter bons resultados com o apoio de APIs.
Ano após ano, como resultado de muita preparação, a Black Friday costuma ser um sucesso e, em 2022, não deve ser diferente. A data, já tradicional nos Estados Unidos, é a segunda mais importante para o setor de varejo brasileiro e traz grande aumento de demanda e tráfego para as estruturas tecnológicas das empresas.
Há mais de uma década, os especialistas da Axway têm administrado processos e ambientes de empresas B2B e B2C com segurança por meio de APIs, que otimizam não só os processos, mas também o valor de dados e negócios.
A Black Friday traz grande pressão para a indústria com relação à segurança de informações e utilização de dados, visto que, com o aumento da demanda, devem ser traçadas e realizadas ações de modo a otimizar os resultados e evitar inconveniências.
Para tal, se faz imprescindível ter uma estratégia digital estabelecida, que torne os resultados muito mais bem sucedidos, em termos de experiência de compra por parte dos clientes e, também, de conversão de dados por parte das empresas.
Demanda x Eficácia
Para comportar a alta demanda, de modo a evitar erros, fraudes, quebras de serviço e problemas na venda, e diminuir o tempo das operações, é necessária uma grande infraestrutura estratégica, capaz de proporcionar aos clientes uma experiência satisfatória e de alta qualidade do começo ao fim de sua jornada.
Aliada a esta infraestrutura, evidentemente, deve-se ter uma equipe de prontidão para agir nas eventualidades que podem acontecer; a forma como uma empresa reage e a velocidade desta reação ditam os resultados a curto e longo prazo, não só em datas especiais como a Black Friday.
Dentro deste contexto, questões de governança e cibersegurança se tornam cada vez mais relevantes - e urgentes. Por isso, a Axway fornece, além da gestão de APIs, desenvolvimento de aplicativos móveis, ferramentas de software e integração de aplicativos corporativos, e também monitoramento de atividades e análise de negócios.
Essas ferramentas garantem a segurança e a melhor experiência possível aos participantes ao longo de campanhas, quaisquer sejam elas.
Planejamento estratégico
Uma agenda de ações eficaz precisa ser estruturada e planejada ao longo do ano inteiro, com apoio de rituais de evolução de ambiente, integração de arquitetura de dados e construção de aparato tecnológico adequado.
Para possibilitar o alcance dos resultados esperados, suportar as alterações de datas comerciais, como a Black Friday, e entregar soluções que tragam segurança e estabilidade para os ambientes, o planejamento deve ser abordado e revisado de forma contínua e recorrente.
Nesse quesito, o uso de APIs é crítico, pois auxilia na agilidade e no desenvolvimento de maturidade na governança e no monitoramento do ambiente corporativo digital como um todo, seja no campo das integrações com parceiros de negócio, B2B e B2C, ou nos processos internos das empresas.
Em termos de infraestrutura, dados de todos os canais acabam passando pelos API Gateways, que agem como porta de entrada, e possibilitam a conservação e a proteção das APIs de maneira estável e confiável, sem erros de processamento devido ao acúmulo de dados, por exemplo.
Preparação contínua
Uma grande preocupação das empresas hoje, não só por conta da Black Friday, é que especialistas se atentem às tendências que influenciam o comportamento do consumidor, de forma positiva ou negativa, ao interagir com diferentes experiências e produtos digitais.
Por meio de integração, comunicação interna massiva, governança eficaz e desenho apropriado das APIs, é trilhado o caminho para a obtenção de resultados positivos em campanhas no que tange ao consumo e atividades de consumidores em sites e apps de empresas.
Para a garantia de um ambiente saudável, sucesso nas transações e resultados satisfatórios com relação aos números, devem ser engajados desde provedores de nuvem a times de infraestrutura, segurança e comercial, propiciando uma melhor gestão de acesso às APIs e modernizando os processos internos e externos.
Em suma, a preparação para um evento como a Black Friday se dá ao longo do ano inteiro. Um exemplo disso é o debate promovido pela Axway em 2021, em que Luis Gustavo Franco, Líder de Arquitetura e Estratégia da Axway, se juntou a Maicon Guerra, Head de Arquitetura e Infraestrutura de TI da Livelo Brasil, para falar sobre a importância da tecnologia como aliada no monitoramento de atividades e análise de negócios para uma Black Friday bem-sucedida.
Redefinindo estratégias
Indo além dos preparativos ao longo do ano, o momento após a Black Friday (ou qualquer outra campanha), é crucial para a coleta de dados e adequação do planejamento estratégico.
É necessária uma análise a respeito dos resultados obtidos e das lições que puderam ser aprendidas, de modo a encarar de maneira assertiva as necessidades a serem supridas em preparação para o próximo ano, estabelecendo estratégias preventivas.
Durante um evento como a Black Friday, nada é completamente previsível. Apesar dos inevitáveis imprevistos, é possível proporcionar aos participantes uma experiência positiva, desde que, para tal, sejam usadas estratégias inteligentes e adequadas focadas em APIs, segurança e comunicação.
Conte com as estratégias de TI da Axway para garantir uma Black Friday de sucesso, e prepare sua marca para superar a concorrência, excedendo as expectativas de seus clientes com sua experiência digital.