APIs: como elas potencializam a transformação digital e os resultados para negócios?
As APIs e a transformação digital caminham há muito tempo juntas, sendo que as APIs têm oferecido grande suporte para a padronização da integração entre diferentes sistemas. Porém, Taiolor Morais, Gerente de Engenharia de Integração de Sistemas no Itaú Unibanco, explica que o conceito de integração não é algo tão novo assim quanto pensamos.
Nos anos 80-90 já tínhamos interações remotas na rede, chamadas de função, chamadas de procedimento e broker de objeto por meio de interfaces. Entre 90-2010, podíamos contar com melhores métodos e ferramentas de integração com tecnologias de middleware, além de sermos introduzidos ao conceito de serviços e filas de mensagens.
Só de 2010 em diante as APIs começaram a ser empregadas para uma rápida ativação do serviço. Havia integração baseada em nuvem e os serviços eram baseados em REST com protocolos como JSON.
Para Taiolor, REST, estilo arquitetural para construção de APIs, já é um padrão bastante consolidado no mercado, com um HTTP Status Code padronizado, garantindo estrutura. Ele salienta também um dos pontos vantajosos das APIs: elas podem ser consumidas em qualquer linguagem como Java, Node, Python.
Ele também menciona as etapas que compõem a API Experience, parte fundamental de uma estratégia de APIs
Design
Deploy
Exposure
Consumers
A segurança em APIs não é opcional. Esse processo deve começar em design e levar em conta melhores práticas de conformidade à LGPD.
Do ponto de vista técnico, as APIs representam ganho e eficiência quando são reutilizadas. Já do ponto de vista de negócios, uma API modelada como produto pode ser um diferencial competitivo. Ela transcende canais e pode se tornar uma nova maneira de ofertar serviços
São por esse e outros motivos que a API Economy tem ganhado cada vez mais relevância, já que empresas veem nas APIs a oportunidade de gerar novas parcerias. Esse movimento também tem impulsionado o modelo BaaS (Bank-as-a-Service), no qual empresas passam a oferecer serviços bancários. Para Flavio Ricardo, Líder de Produtos da Comunidade Integração Digital no Itaú, as empresas que souberem aproveitar a abertura de suas APIs sairão na frente.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Taiolor de Morais e publicado originalmente em Prensa.li.