APIs de Geolocalização: Demos e aplicações de mapas para e-commerce, delivery e logística
APIs de geolocalização é uma temática que se fortaleceu com o advento da pandemia, pois houve um aumento exponencial na demanda por tecnologias que suportem a eficiência logística.
Ao se pensar em uma API para e-commerce, é essencial que se tenha uma base de dados robusta e mapas muito bem apurados com nome de ruas, condomínios fechados, pontos de interesse, farmácias e muito mais. No entanto, para que seja possível o fornecimento de um serviço de excelência para um site e-commerce, por exemplo, é preciso ter uma base de dados que será acessada através de APIs. A partir desta base, é criado um serviço de roteamento com precisão.
As APIs podem ser utilizadas de forma combinada ou independente, ou seja, algumas trabalham melhor de forma combinada e outras que são utilizadas apenas para um fim específico, como o cálculo de frete para uma área de entrega.
Vinícius Grassi, Community Manager da Here, explica na prática o funcionamento de algumas APIs, sendo a mais comum a Geocoder. Ele conta que essa API transforma um endereço em coordenadas que poderão ser usadas para o cálculo de rotas, sendo que o inverso, transformar coordenadas em endereço, também acontece.
Além desta, um case de sucesso da própria empresa, é a logística da ferramenta voltada para carga pesada. “Ela combina a característica física da via como altura, pedágios, limites de peso por via, e relaciona com a altura do veículo, peso do veículo, dentre outras características primordiais para o caminhão não ficar preso em um viaduto, por exemplo”, enfatiza, Grassi.
Quer entender melhor e ver as APIs de geolocalização apresentadas nas palestras? Vem assistir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Vinícius Grassi e publicado originalmente em Prensa.li.