Que as APIs são um game changer isso não é nenhuma novidade. Nos últimos anos ficou claro seu importante papel para explorar novos modelos de negócios, tanto que elas não são mais usadas apenas pelo time de TI, mas o de negócios também.
Outra mudança no mercado está relacionada a concorrência. Esta não ocorre mais entre empresas, mas agora entre complexos ecossistemas de negócios, que tem como um de seus principais objetivos prover a melhor experiência a seus clientes.
Lucas Tempestini, Gerente de Marketing da Sensedia, explica em sua palestra “As APIs no centro das principais estratégias de plataformas digitais” como estas aplicações podem fazer a diferença na jornada do cliente dentro destas plataformas.
Com acesso a diversos serviços e produtos, tornou-se comum o cruzamento de jornadas do cliente em diferentes serviços e para Lucas isso deve ser explorado. Para isso as empresas devem tem em mente 3 elementos: contexto, conveniência e momento. Juntos eles permitem a entrega de valor ao cliente.
Desafios na hora de fazer plataforma:
Sistemas legados e complexos;
Vulnerabilidade dos dados;
Escalabilidade limitada;
Falta de agilidade e controle;
Dificuldade para fazer onboarding de parceiros.
Em contrapartida, a presença de APIs em plataformas digitais consegue dar suporte a empresa de diferentes segmentos proporcionado: novos produtos digitais, melhor integração com parceiros e ganho de inteligência de mercado. No caso da Sensedia, as soluções foram apresentadas por meio da sua API Management Platform.
Lucas ilustra alguns cases, como o Via Varejo, em que a plataforma consegue aumentar a integração de lojistas independentes em marketplaces, o que resultou em diminuição do tempo de integração de novos lojistas, criação de um modelo self-service e maiores ofertas de produtos.
Quer saber mais sobre a jornada do cliente nas plataformas digitais?
Assista a palestra e confira outros cases envolvendo APIs!
Este artigo foi escrito por Lucas Tempestini e publicado originalmente em Prensa.li.