Aplicativo empresarial: tudo que você precisa saber para ter um (parte 2)
Ainda se perguntando se você realmente precisa de um aplicativo empresarial? Lembre-se que o smartphone é a maneira mais eficaz de divulgar seu negócio atualmente, não importa se ele é de pequeno ou grande porte.
Você já sabe que a população brasileira está constantemente focada em seus aparelhos e, se sua empresa não tiver uma presença forte na plataforma mobile, pode perder oportunidades. Porém, os motivos não acabam por aí.
Com um aplicativo, você pode obter resultados que um site não poderia entregar, ainda que fosse amigável para dispositivos móveis. Compreenda agora as vantagens reais de criar um aplicativo empresarial.
1. Mais interesse em seus produtos e serviços
Quando você desenvolve um aplicativo mobile, está oferecendo aos seus consumidores uma maneira mais fácil de visualizar seus produtos e serviços. Sempre que eles quiserem, podem usá-lo como um ponto único para obter toda a informação de que precisam.
Além disso, você dá novos ares aos produtos e serviços que oferece toda vez que atualiza o conteúdo. Isso aumenta as chances de um cliente em potencial voltar a utilizar seu aplicativo.
2. Mais engajamento
Muitas pessoas não conseguem resistir à tentação de um bom negócio ou grande desconto, especialmente quando está na palma das nossas mãos. E isso é exatamente o que você pode entregar com um aplicativo empresarial.
Envolva seus clientes com ofertas e incentivos em tempo real. E use as informações que eles compartilham com você, como perfis em redes sociais e sua localização, para personalizar as ofertas e aumentar seu nível de engajamento.
3. Menos gastos com suporte
Atender a inúmeras chamadas de suporte diariamente pode ser um incômodo (e uma grande despesa) para seus funcionários. Mas isso se torna mais fácil quando você possui um aplicativo empresarial, que pode oferecer instruções e dicas capazes de diminuir a quantidade dessas solicitações.
4. Agilidade e simplicidade no atendimento
Aplicativos garantem a facilidade. Os usuários de hoje desejam experiências sólidas ao adquirir um produto ou serviço, por isso é necessário transformar procedimentos que levariam a longas horas no telefone em fluxos de trabalho simples, que podem ser feitos rapidamente.
Para resolver esse problema, crie um sistema para agendar atendimentos e facilitar a organização do seu serviço ao cliente. Em resumo: use os recursos de seu aplicativo empresarial para agilizar e simplificar a vida de seus consumidores.
Confiabilidade e segurança
A essa altura, você provavelmente já está convencido que um aplicativo empresarial é uma ótima ideia. Agora, para garantir a confiabilidade e segurança de dados da sua empresa com esse novo recurso, é preciso contar com os parceiros certos.
Aplicativos móveis funcionam bem quando são construídos sobre bases sólidas, e o bom gerenciamento de dispositivos, além da criptografia dos dados armazenados, podem reduzir os riscos de entregar dados tão importantes pelo celular.
Imagine que você resolveu investir num aplicativo corporativo de uso interno, para divulgar aqueles contracheques que citamos anteriormente neste texto. Você não quer que essas informações caiam em mãos erradas, certo?
Não é só porque você optou divulgá-las em um aplicativo que elas não devam estar seguras. Desde que seu desenvolvedor e a gestor entendam os riscos inerentes aos dispositivos móveis e invistam em melhores práticas, as chances de vazamentos ou perda de dados são mínimas.
Você sabia que o roubo e a perda de dispositivos é o maior responsável pelo desencaminhamento de dados? Se nenhuma medida de segurança for aplicada, um celular perdido pode facilmente levar a uma violação e expor e-mails, contatos, senhas e registros de clientes.
Ainda que o mesmo risco também valha para laptops, usuários perdem smartphones com muito mais facilidade. Portanto, essa ameaça se torna mais preocupante.
Implementando dispositivos de travamento e segurança remota, sua empresa pode garantir a proteção da informação contida ali.
Quanto aos dados trocados entre o aplicativo e seus usuários, sejam eles clientes finais, sejam funcionários da sua empresa, a criptografia e conexões seguras são suficientes para te livrar de preocupações. Por isso, certifique-se de que seu fornecedor é capaz de proteger seu código, criando uma aplicação confiável. Aposte no HTTPS para proteger as transações feitas em seu aplicativo.
O que é preciso para criar um aplicativo institucional
Já tem uma ótima ideia para criar o seu aplicativo empresarial? Ótimo!
Mas como você vai construí-lo? Quais são os fatores importantes que devem nortear seu raciocínio para criar um projeto de desenvolvimento para recursos mobile?
Aqui está uma série de fatores que se deve levar em consideração antes de desenvolver seu próprio aplicativo!
1. Desvende o mercado
Antes de começar a planejar o seu app, você deverá realizar uma pesquisa de mercado compreensiva. Analisar detalhadamente as necessidades e expectativas de seus consumidores dará conhecimento a sua empresa sobre como prosseguir. Averiguar as alternativas exploradas por seus concorrentes, sua estratégia, seus pontos fortes e fracos também.
Essas informações serão úteis para ajudar a evitar repetir erros cometidos por terceiros. Ao longo de sua pesquisa, lembre-se de jamais ignorar os comentários que os clientes deixam nas lojas de aplicativos dos principais sistemas operacionais.
2. Tenha uma grande ideia
Um novo filme costuma chamar a atenção das pessoas e atrair público em sua estreia, independente do gênero em que se encaixa. Isso acontece porque as pessoas estão sempre a procura de uma novidade diferente.
O mesmo vale para apps. Uma vez que existem milhões deles, os usuários querem ser surpreendidos com algo novo. Por isso, sua ideia deve contemplar uma boa dose de inovação e ser algo interessante, capaz de manter os usuários envolvidos com sua nova ferramenta.
3. Conheça seu público-alvo
Definir bem seu público é muito importante, pois ele desempenha um impacto gigantesco no desenvolvimento do app. Estabelecer como, quando, por que e quem vai usar seu aplicativo é fundamental. Se você conseguir atender às expectativas do usuário, seu resultado naturalmente terá mais popularidade.
4. Defina uma estratégia de divulgação
Falando em expectativa, alimentá-la antes do lançamento de um novo aplicativo é realmente importante para obter uma resposta positiva do mercado. Afinal, você precisa garantir que começou a comercializar seu aplicativo empresarial no momento certo.
O grande erro de boa parte das marcas é não conseguir executar um plano de marketing com eficiência. Você deve ter estratégias definidas para divulgar essa nova ferramenta duas ou três semanas antes do lançamento em si.
5. Estude seu orçamento
Todas as etapas envolvidas no desenvolvimento de um aplicativo demandam dinheiro. Por isso, conhecer seu orçamento e distribuí-lo adequadamente entre cada etapa é fundamental.
Se você não puder fazer a gestão desse capital, encontre alguém na sua equipe que tenha facilidade com a área financeira e possa ajudar.
Convencendo o seu chefe
É provável que você já tenha visto na prática como a portabilidade, versatilidade e comodidade fazem com que os celulares sejam a ferramenta ideal para nos manter conectados.
Também mostramos que qualquer negócio que ainda não tenha observado esse fenômeno precisa de uma atualização. Todavia, viabilizar esse processo pode ser um desafio. Levar sua empresa para a era mobile, apresentando para seu chefe os motivos de investir num aplicativo com clareza fica mais fácil com as dicas a seguir.
1. Apresente estatísticas
A inovação tem seu lugar nos negócios, mas o fato é que a gestão raramente está preocupada com o idealismo de se envolver com novas tecnologias sem segurança de retornos. Seu chefe quer saber de lucro e de novas oportunidades. Por isso, você deve facilitar a visualização desses aspectos ao apresentar a proposta de criação de um aplicativo empresarial.
Destaque, por exemplo, a familiaridade e eficácia da plataforma para facilitar a rotina do cliente. Apresente estatísticas relevantes sobre o uso de smartphones no Brasil e no mundo, e não se esqueça de mostrar alguns cases de sucesso.
Mostre também como um aplicativo pode cortar custos de atendimento e publicidade. Os números são seus melhores amigos na hora de convencer seu chefe a investir.
2. Mostre o que a tecnologia pode fazer
Para alguns, uma experiência prática é muito mais convincente que qualquer argumento verbal. Demonstre as várias funções que um aplicativo empresarial pode desempenhar, usando como exemplo os recursos corporativos de outras marcas.
Isso pode ser particularmente eficiente se você encontrar aplicativos que atuam na mesma área que a sua empresa. Afinal, ver que a concorrência está a um passo à frente pode fazer seu chefe se convencer de que é preciso mudar.
Se você já tiver um desenvolvedor em mente, converse com ele. Quem sabe vocês podem agendar juntos uma demonstração de produto e impressionar com mais facilidade.
3. Compartilhe sua pesquisa
Você teve de analisar o público-alvo da sua aplicação para se convencer que ela era uma ótima ideia para seu negócio. Agora, use o que descobriu para argumentar com seu chefe. Mostre para ele o perfil do cliente, incluindo estatísticas a respeito do seu uso de smartphones e tablets.
Evidenciar que não se deve alienar uma porção significativa de seus consumidores (usuários mobile), poderá fazer com que ele se convença da necessidade de inovar.
Um aplicativo empresarial pode não salvar a sua empresa, mas servirá definitivamente como uma ferramenta que te aproximará de seus usuários, funcionários e clientes.
Devido a sua praticidade, a tendência é que essa ferramenta alavanque os negócios, aumente o engajamento de seus consumidores e sirva como uma ferramenta de divulgação da sua marca.
Este artigo foi escrito por Bianca Lopes e publicado originalmente em Prensa.li.