Aprenda A Escrever Bons Conteúdos Para As Redes Sociais!
Precisamos constatar um fato: de alguma forma, todos nós criamos conteúdos para a internet. Seja porque você tem uma empresa e quer fazê-la conhecida ou, simplesmente, você quer manter os seus seguidores da sua conta pessoal entretidos. Criar conteúdo é algo que se tornou natural, principalmente em tempos de distanciamento social.
E o que é importante na hora de impactar uma pessoa quando ela passa no seu post? O CONTEÚDO. Não adianta ter a melhor edição, os melhores equipamentos, se seu texto está mal escrito. Sempre falo que, em tempos de internet o conteúdo é rei e, cada vez mais, ele toma conta deste trono que é seu por direito.
Por isso, vou listar algumas dicas para você escrever bons conteúdos para a internet. As dicas são bem simples e farão toda a diferença na hora de criar os próximos textos.
Escreva conteúdos que você entende
Entender sobre o que você está escrevendo é muito importante na hora de criar bons textos. Se você tem experiência em falar sobre moda, escrever sobre Engenharia pode ser algo complicado.
Então, se você pretende iniciar um projeto de criação de conteúdos, use um tema que você tenha facilidade como ponto de partida. Busque referências, qual o melhor tipo de linguagem, conheça o seu público e, só então, desenvolva o texto.
E se eu precisar escrever sobre Engenharia, mesmo não sendo um tema que tenho facilidade? Estudar é a chave! Pesquise, pergunte a profissionais e faça que esse tema se torne mais simples na hora de escrever.
Em termos gerais, escrever com base em pesquisa é muito importante. Lembre-se: um texto elaborado com base em estudo dá muito mais credibilidade do aquele feito sob achismos.
Faça da leitura uma aliada na hora de escrever
Na escola, tinha uma professora que, quando a gente cometia erros na escrita com muita frequência, nos dava um gibi. Segundo ela, quanto mais praticarmos o hábito da leitura, mais a nossa escrita iria melhorar.
Munida desde conselho, sempre busquei estar com as minhas leituras em dia para constatar que, a leitura transforma o nosso vocabulário. Por isso, deixe as redes sociais de lado e leia aquele livro que está pegando poeira na estante ou aquele arquivo digital que você baixou e nunca leu.
Ter a leitura como hábito nos ajuda a desenvolver melhor a nossa linguagem, abordar de forma mais valiosa os assuntos e, em contrapartida, nos ajuda a desenvolver melhores textos para a internet.
Trabalho com redação para redes sociais a bastante tempo e, quando vejo que estou cometendo erros, é porque estou lendo pouco.
Nunca deixe de revisar seus conteúdos
Vou contar mais uma experiência minha para ilustrar essa dica relacionada a revisão. Quando estava me formando na faculdade, o meu TCC, em sua versão completa, chegou a ter mais de 500 páginas.
Era um trabalho grande, detalhado, que precisava estar com a parte textual impecável. Quando ele chegou na hora da revisão, sempre encontrávamos um erro na escrita, na formatação e, investimos muito tempo nesta tarefa.
E por que digo que investimos e não perdemos tempo? Porque a revisão é uma parte poderosa no desenvolvimento de um texto. Ou seja, não pule essa etapa na hora de escrever os seus conteúdos, afinal, erros podem causar uma impressão negativa ao seu público.
Uma dica é revisar muitas vezes e, se for possível, pedir para alguém te ajudar nesta tarefa. Pode ser que, algumas vezes, estamos tão focados naquele conteúdo que erros pequenos podem passar despercebido. Um segundo olhar é uma grande ajuda na hora de criar um conteúdo de valor.
Escreva adequadamente para cada rede social
É preciso ter muito cuidado com o vício de replicar um conteúdo em todas as redes sociais. Atualmente, temos muitas opções para escolher em qual iremos inserir nossa empresa ou projeto. Porém, mesmo possuindo funções semelhantes, cada uma tem uma linguagem e isso precisa ser respeitado.
Em tempos de redes sociais, os blogs podem ter perdido um pouco da preferência das pessoas, mas eles ainda podem ser portadores de conteúdos de valor. Se você tiver um texto muito longo, opte por postar neste tipo de plataforma.
Caso você não tenha um blog, busque formas de usar esse texto nas redes sociais. Entre algumas delas, podemos citar:
Transformar em roteiro e gravar um vídeo para o Youtube.
Separar em pílulas e fazer uma série no Instagram.
Tirar pequenas dicas e gravar para o TikTok ou Reels.
Essas são apenas algumas formas que você pode abordar o seu conteúdo. Temos infinitas opções atualmente com as redes sociais, ou seja, escolha aquela que mais o seu público se identifica.
E se for postar em mais de uma rede social, ajuste a linguagem. Lembre-se que um conteúdo usado no Facebook, pode não ser bom para o Twitter. Conheça o público que está nessas plataformas que você tem conta e adapte o conteúdo para elas.
Deixe essas ferramentas salvas na sua barra de favoritos
Mesmo com todas essas dicas de como escrever bons conteúdos, chega uma hora que sua bagagem esvazia e você fica sem ideias do que postar. Existem duas ferramentas muito legais na internet que podem te ajudar na hora de criar um calendário editorial para suas redes sociais.
Answer the Public e Also Asked:
Esses dois sites usam uma tecnologia do Google, o Suggest, para te ajudar a encontrar perguntas que as pessoas pesquisam relacionados ao tema que você procura. Através de uma palavra-chave, o site te dá uma lista de questões que as pessoas fazem sobre ela.
Por exemplo: se você pesquisar Redes Sociais nestes sites, você encontrará perguntas como:
Como o Facebook influencia as pessoas?
Qual a importância das Redes Sociais para o Marketing Digital?
Qual rede social mais usada no Brasil em 2021?
Essas foram apenas algumas possibilidades que esses sites nos dão. Como precisamos solucionar as dores dos nossos seguidores através do conteúdo, ter essa lista de questões relacionadas ao tema que você aborda é sempre uma boa saída quando você está pouco criativo na hora de planejar o seu calendário editorial.
Chegou o momento de usar todas essas dicas e se transformar em uma máquina de criação de conteúdo. Aplique essas dicas nas redes sociais da sua empresa, projeto ou no seu pessoal mesmo, conquiste novos seguidores e fidelize aqueles que você já tem.
Visite o meu Instagram para acompanhar mais dicas de produção de conteúdo!
Publicado originalmente aqui.
Este artigo foi escrito por Carolina Rabêlo da Silva e publicado originalmente em Prensa.li.