Apresentação de Empresa: O que seus Clientes Desejam Saber
Antes de contratar os seus serviços ou comprar os seus produtos, os seus clientes em potencial querem saber o que você pode fazer por eles e o quão qualificado você é para essa tarefa. Veja como estruturar a apresentação da sua empresa para mostrar aos clientes em potencial o que eles querem e precisam ver. Para isso trouxemos algumas dicas e iremos conversar sobre “Apresentação de Empresa: O que seus Clientes Desejam Saber”. Inclusive, esse é um processo que levamos muito a série na Really com realizar a apresentação institucional dos nossos clientes.
Quando você fala sobre seu negócio em uma reunião de vendas, a apresentação da empresa deve ser muito precisa, bem organizada e atraente em todos os aspectos. O melhor formato visual para a apresentação da sua empresa, que geralmente é em PowerPoint ou PDF, é inclusão de imagens profissionais com alguns marcadores em destaque para cada slide, além é claro, de uma boa oratória.
Existem cinco seções que julgamos ser essenciais que você deve ter na apresentação da sua empresa. Você também pode usar essas seções em seu site. Vamos falar sobre elas:
1. Sobre nós – a história da sua empresa
A seção Sobre Nós ou Quem Somos aborda as informações básicas sobre sua empresa sem entrar em muitos detalhes. Explique sucintamente o que você faz e para quem você faz isso.
Por exemplo, “A Marca X é especializada em serviços de redação técnica para desenvolvedores de software e integradores de sistemas”. O importante também nessa seção, é ser específico sem enrolações, os clientes não querem ler um livro sobre a história da sua empresa na apresentação, eles querem informações vitais sobre o que sua empresa é.
Se você tem uma história interessante sobre a origem da sua empresa, por exemplo, por que ou como ela começou, uma causa por exemplo, pode compartilhá-la durante a apresentação. Sua apresentação de slides ou folhas deve ser limitada a alguns pontos, então apenas adicione a história enquanto fala para o seu público.
2. O que fazemos – serviços, soluções, diferenciais
Descreva seus principais recursos, bem como sua singularidade, isto é, diferenciais. Se você soa como qualquer outra empresa que fornece produtos ou serviços semelhantes, seus clientes em potencial terão dificuldade em decidir se devem contratá-lo ou outra pessoa.
Nesta seção, trate de questões como estas:
Que capacidade única o diferencia de seus concorrentes?Você tem propriedade intelectual, ferramentas proprietárias, acordos de distribuição exclusiva que seus clientes potenciais não podem obter em nenhum outro lugar?Sua equipe possui habilidades raras que podem ajudar seu cliente potencial a alcançar o sucesso mais rapidamente?Sua infraestrutura permitirá que seu cliente em potencial economize dinheiro?3. Processos do Serviço/Produto – liderança, equipe, construção
Descreva a experiência relevante de sua equipe de maneira funcional, não cronológica. Não é hora de listar tudo no “currículo” da sua empresa. Em vez disso, destaque itens importantes que vão ao cerne do motivo pelo qual seu cliente em potencial deve contratá-lo.
Se você for pequeno, tudo bem. Pequenas empresas costumam usar associados externos e operam com uma pequena equipe de apoio. Inclua essas informações e indique que isso leva a despesas gerais controladas – um benefício direto para o cliente.
Outra vantagem se você for uma pequena empresa: você pode dizer que colocará os seus melhores recursos e profissionais seletos no projeto. Se você é o diretor da sua empresa e gerencia o projeto, diga ao cliente em potencial que estará envolvido pessoalmente em cada etapa do processo. Ao contrário de grandes empresas, que podem ter uma equipe sênior apresentando um projeto e depois designando uma equipe júnior para fazê-lo, você pode garantir que o projeto receba tempo e atenção de uma equipe muito experiente.
4. Portfólio – estudos de projetos, clientes
Uma lista de clientes representativos é importante para mostrar que você não é novo no negócio. Citar alguns nomes bem conhecidos aumentará sua credibilidade, desde que sejam realmente seus clientes, incutindo assim uma sensação de segurança na mente do tomador da decisão. Não minta a seu cliente, se você pretende citar uma grande indústria como seu cliente, sendo uma mentira, lembre-se que mentira tem perna curta e isso levará seu negócio a falta total de credibilidade.
Use esta oportunidade para descrever brevemente os projetos de sucesso nos quais você trabalhou. Tente usar exemplos que sejam semelhantes ao projeto que você está apresentando. Isso ajudará seu cliente em potencial a vê-lo como a escolha óbvia. Ou, caso possua um site, link à apresentação o página de portfólio do seu site.
Crie estudos de caso que você pode distribuir para ilustrar sua criatividade e soluções. Monte um pacote de boas-vindas para novos clientes para mostrar ao seu público o que eles receberão quando lhe contratarem. Isso planta uma semente na mente do cliente em potencial sobre a satisfação do cliente.
5. O que as pessoas estão dizendo – Depoimentos
Dizer que você pode fazer o trabalho é uma coisa. Ter clientes dizendo que você fez um ótimo trabalho é outra completamente diferente. Reúna depoimentos de seus clientes atuais ou anteriores e compartilhe-os como citações na apresentação de sua empresa.
Certifique-se de incluir testemunhos sólidos que abordem diferentes aspectos da experiência do cliente. Você deseja que seus clientes em potencial se sintam confortáveis sabendo que, quando selecionarem você e sua equipe para o projeto, eles estarão em mãos confiáveis.
Outras Seções
Você pode querer incluir outras seções, como Instalações ou Equipamentos, se sua infraestrutura for uma vantagem.
Se o seu cliente potencial estiver esperando informações sobre preços, você pode incluir uma breve declaração sobre sua estrutura de taxas em uma seção sobre Custo, Taxas ou Determinação de Preços. Se você não precisar fornecer preços específicos, use uma declaração simples, como “Os projetos são conduzidos em uma base contratual, com comissão, taxa fixa ou custo acrescido” para transmitir uma abordagem profissional para suas taxas. Evite dizer “competitivo” ou “negociável”. A palavra “competitivo” é tão usada que perdeu o significado.
Onde fazer a sua apresentação?
Investir em processo de vendas, como uma apresentação de empresa, significa aumentar suas chances de ter novos clientes. Ter uma apresentação bem organizada, com um design e layout sofisticado, com boas imagens e informações precisas é um processo trabalhoso e que requer muitos cuidados, por isso, você pode contar com a Agência Really para elaborar a sua Apresentação de Empresa com o que seus clientes desejam saber.
Prestamos toda consultoria no desenvolvimento e te ajudamos a ter uma apresentação que fará toda diferença na hora de enviar ou apresentar aos seus clientes.
Este artigo foi escrito por Agência Really e publicado originalmente em Prensa.li.