Aqui está o que você precisa saber quando a vida é muito difícil
Alguns dias vão ser muito difíceis. Mais difícil do que você jamais imaginou. Estes serão os dias em que você sufocará as lágrimas quando bater o dedo do pé. Dias em que você fica olhando para a tela do computador no trabalho, tentando tanto não chorar. E você nem sabe por que está triste.
Estes serão os dias em que o mundo parecerá muito pesado e nada fará sentido. Quando você está vivendo em um nevoeiro. Quando esses dias chegarem, apenas tente o seu melhor para passar por isso. Tente apreciar até mesmo uma pequena coisa, mesmo que seja apenas uma xícara de café aconchegante.
Tente sorrir uma vez, mesmo que seja para algo servil, e mesmo que o sorriso não chegue aos seus olhos. Apenas faça o que puder nos dias difíceis. Às vezes, o melhor que podemos fazer é apenas sobreviver e esperar um dia melhor amanhã.
Quando a vida estiver difícil e você estiver se sentindo perdido, lembre-se de que o amor é abundante. A vida nos dá amor infinito. Haverá momentos em que o amor virá naturalmente, intuitivamente. No entanto, também haverá momentos em que o amor parecerá menos gratificante e quando amar a si mesmo parecerá mais uma tarefa ou obrigação do que um presente.
Às vezes seu coração vai doer e você terá um buraco no estômago que dura o que parece uma eternidade, porque você vai acreditar que o amor se foi. Mas você também descobrirá que haverá momentos em que você rirá até chorar, e momentos em que seu batimento cardíaco assegurará que você está cercado de amor.
Continue sendo paciente e continue esperando por esses tempos. Continue procurando por amor mesmo quando sentir que o amor está perdido. E saiba que o amor próprio é tão poderoso quanto o amor por outra pessoa.
As histórias terminam e, às vezes, os finais são inevitáveis. Embora no início os finais possam parecer um soco no estômago, saiba que muitas vezes os finais estão redirecionando você para novas direções. Quando as coisas desmoronar, procure pelas janelas.
Procure as portas. Procure uma saída e busque um novo começo. O que está por vir será melhor do que o que se perdeu. E em algum momento, você tem que parar de lutar contra o passado e começar a lutar pelo presente.
Haverá momentos em que você não terá o encerramento que deseja, momentos em que terá que criar coragem para criar seu próprio final. Você terá que procurar profundamente dentro de si mesmo para tentar fazer as pazes com seu coração partido e acreditar que tudo realmente acontece por um motivo.
Você terá que reunir fé suficiente para acreditar em aspectos positivos e saber que, embora esse amor tenha sido grande, esse amor não foi sua maior história de amor. Há um amor maior por você lá fora, e agora você tem a liberdade de encontrá-lo.
A vida é uma bagunça e o amor é uma bagunça. Mas, apesar da bagunça, a vida lhe dará exatamente o que você precisa se você permitir. Não se prenda tanto ao mal a ponto de não abrir espaço para o bem. Não deixe um dia ruim te arrastar para baixo. Um momento ruim não significa uma vida ruim.
Só porque você está chorando hoje, não significa que você vai se sentir assim pelo resto do mês ou ano. Os sentimentos são como a lua. Eles mudam e se movem através de fases. Tudo bem se sentir triste. Contanto que você saiba que a tristeza é uma fase e que não é permanente.
No final do dia, tudo que você precisa fazer é o seu melhor. É tudo o que você realmente pode fazer. E o seu melhor não precisa ser perfeito. O seu melhor não precisa ser digno de medalha de ouro. Alguns dias, o seu melhor será um dia cheio de realizações e alcançar seus objetivos e fazer as coisas.
Mas em outros dias, o melhor será escovar os dentes, lavar o rosto e assistir Netflix a maior parte do dia. E isso é o melhor que você pode fazer. Ambos estão bem. Você não precisa se julgar nos dias em que é menos produtivo. Você está fazendo o melhor que pode com as cartas que recebeu.
Quando os tempos estiverem difíceis, certifique-se de continuar a amar. Continue a compartilhar seu coração. Continue a dar. E continue a valorizar as pequenas coisas. Você ainda tem muita vida para viver. Tanto tempo para as coisas melhorarem. Você não precisa se manter refém da pessoa que costumava ser ou da maneira como costumava se sentir. Nem você deveria.
A vida é maravilhosa, e então é terrível, e então é maravilhosa novamente. Num piscar de olhos. Confie que vai melhorar. Saiba que vai melhorar. E acima de tudo, fique na sua magia. As coisas vão ficar bem novamente em breve. Eu prometo.
Este artigo foi escrito por Thiago Calmon e publicado originalmente em Prensa.li.