Arduíno: Tudo o que você precisa saber
Imagem: Manseok Kim por Pixabay
O que é Arduino?
Para iniciar essa conversa vamos primeiro saber o que é o Arduino e para que fins ele veio a ser criado.
O Arduino é uma plataforma de prototipagem que possibilita o desenvolvimento de diferentes tipos de projetos robóticos, funcionando de maneira simplificada, com muitas portas para conexões com módulos e sensores.
Quem inventou?
Esse projeto foi concebido na Itália, no ano de 2005, com a união de um grupo de cinco estudantes pesquisadores. O objetivo primário da elaboração desse projeto foi idealizar uma alternativa ao hardware que utilizavam no curso, que, tinha um preço inviável e era muito complexo de ser usado.
Como foi o processo de aceitação pelo mercado?
O Arduino é hardware livre e open source, ou seja, ele é de código aberto, inicialmente foi projetado para área educacional, criado para que o desenvolvimento de projetos fosse preço acessível para qualquer um.
A facilidade de sua utilização ajudou e o sucesso dessa placa foi imediato e muitíssimo grande, ela teve ascensão meteórica pelo público que trabalha na área e também os entusiastas por tecnologia.
Como é sua utilização?
Hoje em dia essa tecnologia geralmente é usada para automação de projetos eletrônicos e/ou robóticos, realizados por não-profissionais e também por profissionais. Ela facilita a prototipagem, implementação ou emulação do controle de sistemas interativos, podendo ser comercial, móvel ou doméstico.
Com uma placa é possível enviar ou receber informações a partir de qualquer sistema eletrônico conectado a ela. Basicamente, o Arduino é composto por pinos digitais e analógicos de entrada e saída, um controlador Atmel AVR de 8 bits, entrada USB ou serial, além de possuir um código aberto que proporciona criar variações da placa como o Produino, Garagino e Netduino. Apesar de não possuir conexão de rede, a placa pode ser combinada com outros Arduinos formando extensões que são denominadas shields.
A lista é gigantesca. Com a conexão com outros acessórios, como módulos de relés, teclados, displays, dentre outros, é possível controlar abertura de portas e cortinas, controlar volume de som e isso nos dá um leque de alternativas.
E aí já pensou em automatizar sua empresa e aumentar a produtividade? Ou integrar a sua casa inteira para que você possa controlar qualquer dispositivo a partir do seu celular?
Como é programado um Arduino?
A programação do Arduino é realizada por meio de software no computador ou diretamente em um celular com sistema android, em todo caso, o programa precisa ser baixado do site do fabricante e instalado diretamente na máquina.
Em seguida, é necessário conectar a placa com a um cabo usb, e selecionar a placa desejada, em seguida será preciso fazer o upload de um código que já está pronto ou criar um novo código do zero em linguagem de programação C.
Este artigo foi escrito por Jackson Ryller Dos Santos e publicado originalmente em Prensa.li.