Artrose, dicas simples para se livrar das dores
Conviver com a dor não é fácil. Ainda mais como as dores da artrose que te limitam a fazer exercícios e, dependendo da região da doença, até a andar. E quando cai aquele friozinho… Complicado.
Mas tudo tem um jeito. Por isso neste artigo, vamos conversar sobre algumas mudanças de hábitos e alimentação, que podem te ajudar a eliminar as dores, ou diminuí-las. A artrose é uma doença terrível, mas não imbatível. Veja!
Artrose detesta exercícios físicos
Você pode ter ouvido por aí, que não deve fazer exercícios físicos. Dessa forma, você vai evitar dores e conservar o pouco que sobrou da sua cartilagem. Mas, na verdade, é necessário realizar exercícios na região que você tem artrose. Por que?
É preciso proteger os ossos e a articulação com problemas. Uma das coisas que causa a dor da artrose são os ossos se chocando em movimento. Quando você fortifica os músculos ao redor dessas articulações, o impacto é suavizado, reduzindo a dor.
Mas não saia por aí querendo correr uma maratona, ou usando todas as máquinas da academia ao mesmo tempo. Portanto, faça exercícios leves, sempre respeitando o seu corpo e os limites que a dor causa.
Mas quais exercícios fazer? Existem duas coisas que você pode fazer. Primeiro, conheça outras pessoas que têm o mesmo problema que o seu. Assim, você pode aprender com a experiência de outros, sabendo o que deu certo e o que não deu para eles.
Segundo, procure um bom especialista em fisioterapia. Sei que esses profissionais podem ser um pouco mais caros, mas será que não vale a pena? Aliás, dependendo do seu caso, muitos tratamentos podem ser caseiros depois de um tempo.
Artrose ama alimentos de má qualidade
Os alimentos de má qualidade são aqueles que fingem te nutrir de verdade, e acabam fazendo parte da nossa vida pela sua praticidade. No caso de quem tem artrose, esses alimentos inflamam o nosso corpo, fazendo que as articulações e ossos doentes, sofram mais ainda. Que alimentos são esses?
Podemos citar três tipos de alimentos que devem ser chutados da sua dieta. Primeiro, alimentos industrializados. Nada de bolachas, enlatados, chocolates, entre outros. Toda aquela química e conservantes utilizados nesses produtos, não são inofensivos.
Segundo, alimentos com glúten. Esses são os famosos pães, bolos, massas, entre outros produtos feitos à base de trigo. Evite-os. Terceiro, doces e açúcar. É muito difícil conseguir eliminar totalmente o açúcar da nossa vida. Mas diminuir a quantidade de açúcar no café e no suco, retirar os doces do dia a dia, podem ser feitos.
O que comer então?
Nós temos que voltar às nossas raízes, comer aquilo que vem direto da terra. Vamos separar dois grupos de alimentos, cada um com uma função. O primeiro grupo tem o objetivo de desinflamar e anestesiar o seu corpo da dor. Portanto, ele é composto por acelga, agrião, beterraba, alcachofra, chicória, pepino e tomate. Dá pra fazer uma boa salada com isso aí hein?
O segundo grupo tem a função de repor as proteínas e nutrientes que o seu corpo necessita. Principalmente caso você tenha largado o glúten e o açúcar. Então se alimente de bastante ovo, peixe, batata-doce e mandioca.
Agora para substituir os doces e o açúcar, procure comer frutas daquelas bem vermelhas e roxas, como amora e jabuticaba. Mas cuidado, não coma demais, pois as frutas também têm açúcar.
Lógico que existem muitos outros alimentos e passos a serem dados, que podem ajudar no tratamento da artrose. Mas sem sombra de dúvidas, seguir essas sugestões vão mudar a sua vida para melhor. Você pode estar dando os primeiros passos para dizer adeus às suas dores.
Imagem de capa - Pixabay
Este artigo foi escrito por Alessandro dos Santos e publicado originalmente em Prensa.li.