As 5 lições mais importantes que aprendi com a série 'Harry Potter'
Depois de assistir a série Harry Potter pela primeira vez, percebi duas coisas: (1) sou definitivamente um fã de 'Potter' por toda a vida, e (2) há tantas lições de vida intercaladas entre os personagens e a história. Enquanto Harry Potter é uma série de ficção, em muitos aspectos, também é não-ficção, pois as lições que se tira de dentro das histórias podem ser aplicadas à própria vida.
Aqui estão cinco dos mais prevalentes:
1. É importante falar sobre as coisas.
Muitas vezes em nossas vidas, nos abstemos de falar sobre coisas que nos fazem parecer fracos, mas vulnerabilidade não é fraqueza. Por ter medo de dizer o nome de Voldemort, parecia que Rowling acreditava na mesma coisa quando Dumbledore disse a Harry pela primeira vez para chamá-lo pelo seu nome verdadeiro.
Ao dar um nome às coisas que nos assustam, estamos minimizando seu poder sobre nós.
2. Enfrente seus medos.
Ao longo de toda a série, os personagens principais estão constantemente se esforçando para alcançar novas alturas e comprimentos, esticando suas zonas de conforto, não importa o quão assustador possa ser. Mas seja enfrentando uma aranha gigante ou indo atrás da vida que você sempre sonhou, todos nós podemos aprender com os personagens dos livros.
3. Não há problema em quebrar as regras.
Desde que você não esteja infringindo a lei, isso é. Embora a sociedade possa impor certas regras e diretrizes sobre sucesso e felicidade, talvez as funções reais desses termos sejam viver de acordo com suas próprias regras, não as criadas por outros. Não tenha medo de rabiscar fora das linhas e criar a vida que você deseja.
4. A morte não é algo a ser temido.
Prevalente ao longo das histórias é a constante permanência da morte. Harry e seus amigos são constantemente colocados em situações em que estão a centímetros da noção.
Embora muitos de nós não enfrentemos as mesmas façanhas assustadoras em nosso dia a dia, é importante reconhecer que tudo pode acontecer a qualquer momento. É um privilégio estar aqui, agora, neste momento, então aproveite-o plenamente, porque esta vida é temporária, não importa como você a veja - e isso é uma bênção disfarçada.
5. O amor é a resposta final.
Para si mesmo, seus relacionamentos e aqueles que você ama. É a marca registrada em tudo que você faz e determinará a maneira como sua vida se sente por dentro. Enquanto seu amor interior preencher sua vida com as coisas e pessoas que o preenchem, sua vida sempre será bem vivida.
Como foi escrito nas Relíquias da Morte parte 2: “Não tenha pena dos mortos, Harry. Tenha pena dos vivos e, sobretudo, daqueles que vivem sem amor.” Eu tendo a concordar com esta afirmação.
Este artigo foi escrito por Thiago Calmon e publicado originalmente em Prensa.li.