As pirâmides em números
Do grego "pyramidos","medida de luz", há 111 delas no Egito, sendo o complexo de Gizé o mais importante, a pirâmide de Khufu (Queóps) possui medidas fascinantes.
Khufu possui 146 m de altura, 230 m de lado e 590.712 blocos (variando em peso de 2,5 a 70 toneladas). O perímetro de Khufu possui exatos 36524 PI (ou seja, 100 x a duração do ano terrestre).
As pedras de mesmo peso tem também o mesmo tamanho, com erro menor que 0,025cm, ângulos perfeitamente retos em suas 6 faces, com precisão de 0,1 grau e encaixe entre elas sem espaço suficiente para passar uma lâmina de canivete (0,04cm).
A precisão de encaixe das pedras, considerando o conjunto, é de 0,015cm/100m (a nível de comparação, a precisão do projeto de um submarino nuclear é de 0,08cm/100m na mesma escala).
Sobre a estrutura principal, estavam encaixadas 144.000 placas polidas de limestone branca, idênticas em tamanho (precisão de 0,25cm), pesando cerca de 2 toneladas cada, com espaço de 0,025cm entre elas, recortadas e arrastadas de Tura ou Masada, pedreiras localizadas a cerca de 15-20km do Cairo. O bloco de granito que forma o piso da Câmara do Rei, com 80 toneladas, e o “sarcófago”, foram "arrastados" de Aswan, a 800km do Cairo.
Khufu é um quadrado perfeito, com erro de 58mm em 230 metros! Erro de ângulo reto de 1 minuto (1/60 de um grau), alinhada perfeitamente com o norte do Planeta. A base da pirâmide é incrivelmente plana, com desnível de só 0,075cm/100m (edifícios modernos de alta tecnologia chegam a 20cm/100m em desnível).
As 3 pirâmides alinham-se com a constelação de Orion com margem de erro de 0,001%.
As câmaras interiores foram projetadas antes da pirâmide ser construída, sendo deixadas como “buracos” na estrutura da pirâmide e não “escavadas posteriormente”.
Outras particularidades:
A Câmara do Rei, possui proporção de pedras no chão com relação as medidas/translações dos seis primeiros planetas.
O “sarcófago” do faraó, um bloco esculpido em uma rocha de 30 toneladas, foi colocado na câmara do rei antes da pirâmide ter sido “fechada".
O que vemos hoje é apenas a estrutura principal sem o revestimento de calcário branco polido.
Os registros indicam que a pirâmide foi finalizada em aproximadamente 20 anos (discutível).
Mesmo com toda a tecnologia disponível, é praticamente impossível replicar a estrutura, mas foi feito um estudo no Canadá, onde o custo foi estimado em 8 Bilhões de dólares.
As pirâmides do complexo de Gizé foram construídas, entre a III e a VI dinastia (2686-2345 a.C.).
Até hoje não se sabe como foi o processo de construção, apenas teorias e provavelmente nunca saberemos.
O propósito das pirâmides fica pra um outro post.
Publicado originalmente aqui.
Este artigo foi escrito por Adalberto Bernardes dos Santos e publicado originalmente em Prensa.li.