As tecnologias desenvolvidas pela Samsung ou Sony que provavelmente você já utilizou
Iphonista, Testemunha de Xiaomi, Motomaniaco… Independente da marca de celular que você possa ser entusiasta, fatalmente você já utilizou alguma tecnologia desenvolvida por outras marcas em seu aparelho.
Sim. Mesmo no Iphone, da toda poderosa Apple, vez ou outra ela se rende e terceiriza alguma tecnologia, principalmente de hardware.
E nesse quesito, duas marcas se destacam amplamente em relação às demais: Sony e Samsung.
A Sony, por exemplo, a anos é a marca que mais fabrica e fornece sensores de imagem no mundo todo. Ela é a principal fornecedora de sensores de imagem para marcas como Oppo, Huawei, Motorola, Asus, e pra Apple também.
Sim, meu caro Iphonista. As lindas fotos e vídeos feitas a partir das câmeras principais dos Iphone Pro Max 12 e 13 são captadas por sensores Sony IMAX. Ao menos é o que revela o site GSMArena.
Segundo a Strategy Analytics através da EE Times Asia, a Sony obteve em 2020 uma fatia de mercado de sensores de imagem de 46%. Isso quer dizer que quase METADE dos celulares comercializados naquele ano tinham um sensor da marca.
Essa fatia de mercado, porém, vem diminuindo, por causa de dois fatores essenciais: O primeiro tem a ver com a proibição sofrida pela Huawei de negociar com empresas ou utilizar tecnologias americanas. Sendo a empresa chinesa uma das grandes parceiras da Sony, isso representou uma perda significativa para a gigante japonesa.
E o outro fator determinante foi o avanço da Samsung nesse segmento. Desde o lançamento dos sensores ISOCELL, a gigante sul-coreana vem abocanhando uma fatia cada vez maior desse mercado.
Este é só mais um segmento em tecnologia de hardware mobile que a sul-coreana busca sua consolidação. Na verdade, a Samsung lidera com folga como a principal desenvolvedora e fornecedora de hardware para celulares.
Além dos sensores de imagem, a Samsung também desenvolve e fabrica vários outros itens para celulares, como processadores, GPUs, cartões de memória e principalmente displays.
Este último item na verdade, também chamado de tela, é o carro chefe da marca, graças à revolução causada pelas tecnologias AMOLED e OLED, desenvolvidas pela própria Samsung e que cada vez mais estão presentes nos mais variados modelos de várias marcas.
Além de estar presente em vários modelos da própria Samsung, é fácil encontrar celulares de várias marcas equipados com telas AMOLED. Entre as principais estão: Xiaomi, Motorola, Oppo, Huawei, Vivo e LG.
A Apple também utiliza estas telas em seus smartphones a partir do Iphone X, comprando telas tanto da Samsung quanto da LG.
A marca sul-coreana é hoje a que detém a maior quantidade de patentes registradas em tecnologia mobile. A próxima “revolução” que uma tecnologia desenvolvida por eles promete é a dos celulares dobráveis, uma das maiores patentes que ela detém.
Desde que a marca lançou seu primeiro Galaxy Fold, várias marcas aderiram a tendência e lançaram modelos de tela dobrável. Mais uma vez, tornando a Samsung sua principal fornecedora.
Ainda que a tecnologia seja muito cara, a tendência é popularizar, e provavelmente será mais uma tecnologia desenvolvida por uma marca específica a cair no gosto das massas e se tornar acessível à maioria das pessoas.
Fontes: GSMArena, EE Times Asia
Este artigo foi escrito por Eliezer J. Santos e publicado originalmente em Prensa.li.