Às vezes todos nós precisamos de um tempo sozinho
Todo mundo precisa de um tempo sozinho ou “espaço pessoal”, de vez em quando. Nós humanos somos criaturas naturalmente singulares.
Nós nos comunicamos e interagimos com os outros através da formação de relacionamentos, que têm muitos resultados positivos importantes para nossas vidas, mas no final somos indivíduos e, como indivíduos, precisamos de um tempo dedicado exclusivamente a nós mesmos. Este tempo sozinho é o que nos ajuda a sentir-se revigorados.
Ele nos permite ser egoístas de vez em quando e realmente focar em nós mesmos, o que é uma coisa muito boa. Eu não pensei que isso realmente precisasse ser discutido até que eu estivesse conversando com um amigo. Para encurtar a história, enquanto conversávamos, chegamos à conclusão de que muitas pessoas não reconhecem sua própria necessidade de um tempo a sós, muito menos respeitam a necessidade de outras pessoas, e a maioria parece considerá-la uma grande marca negra em o relacionamento deles.
Daí este artigo – leia, digera, pense em seus relacionamentos, considere suas próprias necessidades por um tempo sozinho e aprenda a respeitar as necessidades dos outros. Seus relacionamentos prosperarão.
Por que o tempo sozinho é uma coisa boa
O espaço pessoal é o que nos mantém, como indivíduos, atualizados. Tirar um tempo dos outros nos permite relaxar, recarregar nossas baterias, aprender sobre nós mesmos e retornar aos nossos relacionamentos com uma mentalidade positiva. O objetivo de dedicar esse tempo a ficar sozinho é que os humanos precisam de tempo para serem egoístas. Ser egoísta tem um papel ruim na sociedade, pois tem grandes conotações negativas, mas o egoísmo bem espaçado e considerado é realmente benéfico para nossas vidas.
Quando levamos algum tempo para pensar apenas em nós mesmos, e não precisamos considerar nosso impacto sobre os outros, começamos a ter consciência de si mesmos. Pode ser um pouco assustador a princípio, mas o resultado dessa conscientização é que você aprende o que o impulsiona, o que o excita e o que o motiva. Essa autoconsciência recém-descoberta é uma coisa bonita e tem um efeito positivo dramático em sua vida.
Os sinais de que você precisa sozinho
Todo mundo tem seus próprios traços únicos que surgem na superfície quando precisam de algum espaço pessoal. Você precisa aprender a reconhecer seus próprios sinais, mas se tiver problemas para fazer isso, a regra geral é que, se você começar a afastar as pessoas, precisará de algum tempo sozinho. Alguns exemplos são:
Sendo monossilábico – as conversas devem ser interações sociais bidirecionais divertidas. Se você não está tentando, não quer estar lá.
Anseio por estar em outro lugar – se você está fora e deseja desesperadamente estar em casa, faça um favor a todos e vá embora. Tire algum tempo para si mesmo.
Humor inexplicável – sentindo-se irritadiço sem motivo? Você provavelmente precisa de um tempo sozinho.
Existem muitos outros exemplos, mas você precisa reconhecer os seus próprios e lidar com eles adequadamente.
Dicas para aproveitar ao máximo seu tempo sozinho
Quer saber o que fazer para aproveitar ao máximo seu espaço pessoal? Tente esse:
Expresse sua necessidade em vez de escondê-la – diga às pessoas por que você precisa ficar sozinho. Não dance sobre o assunto (ou pior, minta sobre isso), porque isso fará com que as pessoas comecem a adivinhar a você e ao seu relacionamento. Seja honesto e você será respeitado por isso.
Envolva sua mente – assistir TV, navegar no Facebook, Instagram ou jogar jogos não são bons usos para o seu tempo sozinho. São desperdiçadores de tempo e é exatamente isso que eles fazem. Não perca seu tempo sozinho ou você não vai se sentir revigorado.
Seja egoísta – faça algo que você ama. Você apreciará o tempo muito mais “ no momento “ – não faça algo sozinho por causa disso. Use o tempo para aumentar sua autoconsciência e você se sentirá muito mais revigorado depois.
Programe – você agende um horário para reuniões de trabalho e tarefas. Afinal, é a sua vida.
Respeitar a necessidade alheia de outros
Relacionamentos, em todos os níveis, são partes importantes de nossas vidas. A oferta nos oferece a chance de aprender, experimentar e crescer. Compartilhar nossos pensamentos e paixões com outras pessoas naturalmente nos excita e energiza, mas às vezes ficar sozinho pode ter o mesmo efeito. Quando alguém próximo a nós precisa ter algum espaço pessoal, é nosso dever respeitar e incentivar isso. Lembre-se de que não é um comentário sobre você ou seu relacionamento, mas apenas um desejo humano natural.
Lembro-me de um episódio clássico de Seinfeld, onde a frase “ Não é você, sou eu “ é usada para terminar um relacionamento. Uma frase engraçada, mas também com algumas dicas sobre a psicologia humana, quer os escritores pretendessem ou não. Como mencionei acima, somos criaturas individuais e, por isso, somos o centro de nossa própria existência.
Como resultado, nosso primeiro instinto é assumir a responsabilidade por tudo o que acontece em nossas vidas, mas é bom lembrar que só entendemos completamente uma situação da nossa própria perspectiva e só podemos controlar nossas próprias ações. Muitas vezes realmente não tem nada a ver com você.
Portanto, comece a planejar mais tempo sozinho e pergunte como você pode incentivar e apoiar o mesmo em todos os seus relacionamentos. Todos serão beneficiados.
Este artigo foi escrito por Thiago Calmon e publicado originalmente em Prensa.li.