Até Deus Já Garantiu seu Lugar no Metaverso: Vaticano criará galeria objetivando democratizar o acesso às Obras e à Religião
Toda a doutrina cristã se baseia na dualidade Criador x Criatura. Contudo, o atual Papa Francisco está se mostrando bem adepto às novas correntes da sociedade Pós-Moderna, incluindo, os NFTs e o Metaverso.
Com a pandemia, várias Igrejas foram fechadas e até houve conflitos estaduais se poderiam abrir os templos religiosos ou não durante o auge da pandemia. O meio que acharam foi: a criação de paróquias virtuais, missas on-line e fortalecimento de canais digitais objetivando ajudar à população nesse momento de literalmente “guerra”, só que contra um vírus.
Diversos estudos demonstram que em épocas de guerra a população tende a voltar sua atenção, e pedidos, a Deus. E com o COVID 19 não foi diferente. A Própria Igreja Católica se mobilizou e está se mobilizando em relação à Guerra da Ucrânia, mandando orações e Imagens sagradas. O Metaverso, ainda que não seja literalmente uma guerra, é no mínimo, uma ruptura com o mundo real, aquele que se conhece há mais de 21 séculos. Ou seja, é uma guerra muito mais complicada e silenciosa, pois, não se saberá até onde é real ou virtual.
Os Analistas já estão indicando que o Metaverso está apenas na sua infância, já que no último relatório divulgado pela Citi o mercado poderia chegar a quase 13 milhões de dólares!
(Parece que a venda de roupinhas dos jogos como league of legends, DOTA, e Counter Strike não serão mais tão zuados rsrs)
Enfim, a Ideia do Vaticano é que o público possa ver a arte, coleções e manuscritos contidos em seus museus. Para isso, a Igreja contratou uma empresa de Realidade Virtual, chamada Sensorium, que gerará uma Realidade Virtual Aumentada das galerias Católicas Romanas.
É importante relembrar que o Vaticano contém um dos maiores acervos de obras do mundo todo- já que o cristianismo tem mais de 21 séculos e a Igreja Católica possui grande parte das obras ligadas a esse tema-. Contabilizando, o Vaticano detém mais de 800 obras somente de artistas como Michelangelo, Rafael e Van Gogh (fora outros artistas).
Parece, então, que mesmo que o Metaverso esteja em uma bolha, as entidades mais importantes (e tradicionais) da sociedade ainda pensam que as chances de esse mundo virtual dar certo é grande.
Para mais conteúdo, siga: @renatadegoisoficial
#Tecnologia #NFTs #Metaverso
Este artigo foi escrito por Maria Renata Gois e publicado originalmente em Prensa.li.