Aumento da taxa SELIC: entenda o que isso significa
Fonte: Receita Federal, 19 de março de 2022.
O COPOM - Comitê de Política Monetária - do Banco Central aumentou a taxa SELIC, em sua reunião mais recente, em 1 ponto percentual: a taxa subiu de 10,75% para 11,75% ao ano.
Ok! Mas o que é COPOM?
O COPOM é um órgão do BACEN (Banco Central) que se reúne a cada 45 dias, com objetivo de determinar a meta de juros. Esta, pode aumentar, diminuir ou não alterar em nada. Para isso, levam em consideração a inflação, as contas públicas, o cenário externo e a atividade econômica do país.
Onde a SELIC entra nisso?
Criada em 1979, quando o país enfrentava uma hiperinflação, o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ou, simplesmente SELIC, é a nossa taxa básica, a que influencia outras taxas da nossa economia.
Sabe aquela sensação de salário baixo? É devida a inflação, que, por sua vez, abaixa o poder de compra da população. Diante disso, o COPOM aumentou a SELIC com objetivo de frear a economia, e assim, estabilizar os preços.
Como consequência, os créditos, financiamentos e empréstimos ficarão mais caros, o que será uma maior dificuldade para abertura de novos negócios, por exemplo.
Como curiosidade, em 2020 tivemos a taxa em 2% ao ano: menor patamar histórico!
Além disso, a SELIC também está ligada à caderneta de poupança e aos títulos públicos. Esses títulos são vendidos pelo governo, como uma forma de arrecadação, como os impostos são, por exemplo.
Você pode comprar esses títulos como forma de investimento, de maneira que o governo emite o papel, você o compra, e desta forma empresta o seu dinheiro para o Estado. Assim, se tornará um investimento para você, pois o governo te devolverá no prazo estipulado na compra pagando com juros! Este é um tipo de investimento de renda fixa, ou seja, os juros são usados como rendimento.
Deu pra entender um pouquinho do que andou acontecendo na nossa economia nesta semana? Mas e você, faz algum tipo de investimento financeiro? Conte para a gente!
Fonte: Receita Federal, 19 de março de 2022.
Fonte: Receita Federal, 19 de março de 2022.
Este artigo foi escrito por e publicado originalmente em Prensa.li.