Luckas Judocka, engenheiro de soluções da Turing, se une à Karina Guimarães, perita digital forense, e Marcos Donner, CISO do AgiBank para falarem sobre autenticação através de dispositivos mobile e o novo paradigma do home office.
Começam analisando os problemas de vulnerabilidade criados por conta da Pandemia e da prática de Home Office, em relação à gestão de acessos.
Karina fala sobre a surpresa da pandemia ter dificultado a prontidão de uma infra-estrutura de rede. Houve de fato um aumento nas infecções de vírus. Porém é cedo ainda para medir o impacto total no cenário. Marcos compartilha da visão da Karina, em especial sobre ainda ser cedo para estabelecer indicadores.
Porém ele alerta para o volume de problemas que grandes empresas no cenário nacional e global, tanto setor público como privado. Ciberataques potencializados pela pandemia. Na visão dele, a relação é direta com as pessoas estarem em casa, trabalhando.
Por outro lado, esse cenário permitiu uma aceleração da adoção de tecnologias como VPN, e outras ferramentas de proteção, como Segundo Fator de Autenticação.
Karina comenta que precisamos pensar numa forma de dar estrutura, respaldo ou até educação para o colaborador que está trabalhando de casa. Não temos protocolos sistemáticos com foco nisso.
A prática do home office, métodos de gerência, e os limites entre o pessoal e o profissional são discutidos numa conversa completa. Assista no vídeo acima!
Este artigo foi escrito por Luckas Farias e publicado originalmente em Prensa.li.